Adolescente indiana tem quase 1 Kg de cabelo removido de seu estômago

de Merelyn Cerqueira 0

Após chegar ao hospital apresentando severas dores de estômago, dificuldade em se alimentar e incapaz de andar, uma adolescente de 17 anos foi diagnosticada com uma condição relativamente rara conhecida como Síndrome de Rapunzel.

De acordo com os pais, ela vomitava todas as vezes que comia e ao ser avaliada pelos médicos, foi descoberta uma massa gigante de cabelo que bloqueava o seu estômago e chegava a pesar quase um quilo. A menina admitiu que desde os 12 anos de idade engolia o próprio cabelo.

O caso aconteceu no último sábado no Shree Hospital, em Pune, oeste da Índia. Identificada apenas como Komal, a adolescente foi diagnosticada com a Síndrome de Rapunzel, uma condição em que são encontradas bolas de pelos no trato digestivo após uma pessoa se alimentar do próprio cabelo. De acordo com informações do Clinical Medicine and Research, uma das características mais significantes dessa síndrome, é que ela é predominante entre pessoas jovens que têm dificuldade de aprendizagem ou são emocionalmente perturbadas.

A bola de cabelo, chamada de bezoar, se estende a partir do estômago e vai até o intestino delgado. Eles costumam aumentar de tamanho pelo fato de que cabelos e fibras não são digeridos pelo organismo. Sendo assim, costumam causar dores abdominais, náuseas e às vezes, podem progredir para a obstrução ou o rompimento do estômago e intestino.

Sem saber do hábito alimentar da filha, os pais a levaram a diversos especialistas na esperança de que as dores pudessem ser identificadas. No entanto, eles foram informados de que se tratava de algum problema ginecológico e receitaram alguns medicamentos para aliviar as dores. Eventualmente, a agonia da menina evoluiu. Os pais preocupados, a levaram para realizar uma tomografia computadorizada que revelou o bezoar de quase um quilo e uma grande lesão no estômago.

sindrome-da-rapunzel_012

Após realizar alguns testes e exames gastrointestinais, os médicos identificaram um tumor de 17 por 14 centímetros com uma fronteira de pelos em toda a sua volta. “Demorou uma hora e meia para retirar a bola de pelos. Ela está indo bem agora”, disse o Dr. Shreehari Dhole-Patil, cirurgião que realizou a operação.

Foi só após a operação que a menina confessou aos pais e ao médico que engolia o próprio cabelo desde os 12 anos de idade. “Enquanto estamos chocados ao saber que nossa filha tinha essa condição, estamos aliviados ao saber que ela está bem agora”, disse o pai. Ele acrescentou afirmando que agora vai levar a filha para ver um psicólogo para aconselhamento, a fim de ajudá-la a superar o problema.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência