Oito leões testaram positivo para Covid-19 em um zoológico da Índia

No momento, especula-se que os leões contraíram o vírus por meio de um visitante ou zelador. É importante notar que 25 funcionários foram infectados recentemente.

de Redação Jornal Ciência 0

Em um zoológico na Índia, oito leões tiveram teste positivo para coronavírus. Este é o primeiro caso do vírus em animais silvestres no país, segundo informações do jornal Times of India.

Os casos foram registrados no Zoológico de Nehr, na cidade de Hyderabad (estado de Andhra Pradesh), depois que veterinários da instituição detectaram perda de apetite, coriza e tosse em quatro mulheres e quatro homens no dia 24 de abril.

A possibilidade dos sintomas de Covid-19 gerou alarme e amostras orofaríngeas foram retiradas dos leões para teste de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2.

O Centro de Biologia Celular e Molecular de Hyderabad informou ao parque, verbalmente, que os resultados foram positivos. Por outro lado, os cientistas planejam fazer um sequenciamento do genoma do vírus detectado na tentativa de descobrir se a cepa responsável pela infecção veio de humanos ou de outros animais.

No momento, especula-se que os leões contraíram o vírus através de um visitante ou tratador do zoológico, do qual 25 funcionários foram infectados recentemente — o que demonstraria que o coronavírus teria sofrido mutação e adquirido a capacidade de infectar animais através dos humanos.

O diretor do parque, Siddhanand Kukrety, reiterou que os leões mostraram sintomas de coronavírus, mas se recusou a comentar a conclusão dos testes na ausência de um documento por escrito.

“Os leões estão bem”, acrescentou. Enquanto isso, em uma reunião sobre o assunto em 30 de abril, as autoridades destacaram que o caso dos leões foi o estopim para exigir o fechamento de todos os parques nacionais, santuários e reservas de tigres por medo de transmitir o vírus a outros animais.

Fonte(s): RT / Times of India Imagens: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência