Como fazer backup e restauração do WhatsApp em 4 passos simples

O software MobileTrans, da Wondershare, restaura dados e mensagens tanto entre celulares quanto no computador

de OTTO HESENDORFF 0

Você já perdeu alguma conversa importante do WhatsApp por acidente? Ou teve que trocar de celular e ficou sem os seus arquivos e contatos do aplicativo? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que não está sozinho. Segundo pesquisa da empresa de segurança digital Kaspersky, 32% dos brasileiros já perderam dados do WhatsApp por algum motivo.

Isso pode acontecer por diversos motivos, como falhas no sistema, vírus, roubo, quebra ou perda do aparelho. E, muitas vezes, esses dados são irrecuperáveis, causando transtornos e prejuízos para os usuários. Por isso, é essencial fazer backup e restauração do WhatsApp com frequência, para garantir a segurança e a integridade das suas informações.

Mas como fazer isso de forma simples e eficiente? É o que vamos te contar, apresentando as funcionalidades do software Wondershare MobileTrans, ferramenta poderosa e fácil de usar, que permite fazer backup e restauração do WhatsApp em poucos passos.

Como você pode perder mensagens pelo WhatsApp?

O WhatsApp é, indiscutivelmente, um dos aplicativos de comunicação mais populares do mundo. Só para ilustrar, a estimativa é de que haja mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente.

E não é muito difícil saber o motivo dessa adesão toda. Com suas atualizações, o app se esmera para que as pessoas usuárias se comuniquem de forma rápida, fácil e gratuita. Além disso, compartilhar diversos tipos de arquivos, como fotos, vídeos, áudios, documentos e stickers.

Sendo assim, tantos dados acabam ganhando um grande valor pessoal ou profissional, pois podem conter memórias, informações, evidências, contratos e projetos. No entanto estão sujeitos a riscos e ameaças, que podem comprometer a sua segurança e a sua disponibilidade.

Por exemplo, se o seu celular for roubado, quebrado ou perdido, você pode perder também todos os seus dados do WhatsApp, a menos que tenha feito um backup prévio. Ou se trocar de celular ou de sistema operacional, tem dificuldades para transferir os seus dados do WhatsApp para o novo aparelho. Sobretudo porque os métodos convencionais podem ser limitados, demorados ou incompatíveis.

Por isso, é fundamental fazer backup e restauração dos dados do WhatsApp com regularidade, a fim de evitar perdas irreparáveis. Deste modo, garante que sempre tenha acesso aos seus dados, independentemente do que aconteça com o seu celular.

Ademais, a prática ainda ajuda a liberar espaço no aparelho, organizar as suas conversas, proteger a sua privacidade e evitar problemas legais ou éticos.

No que o Wondershare MobileTrans pode te ajudar?

Antes de explicarmos sobre a funcionalidade de recuperação, em particular, que tal saber um pouco sobre as próprias capacidades do software? O MobileTrans é, em primeiro lugar, uma solução completa para restaurar dados do celular, bem como transferi-los de um smartphone para o outro.

Para você ter uma noção, você pode fazer o backup do dispositivo para um computador, tanto no sistema operacional Windows quanto iOS. Além disso, se precisar, recuperar um backup para um celular antigo.

E, quando precisa mover dados, mas são tantos que você fica confuso? O software permite fazer essa movimentação tanto em massa quanto escolhendo aqueles que quer. Isso abrange músicas, aplicativos, fotos, vídeos e até mensagens. Acha que terminou? Com o MobileTrans, você tem uma solução completa para WhatsApp, como:

• Recuperar o backup que estiver no Drive para Android ou iPhone
• Importar arquivos do iCloud
• Mover histórico de conversas do WhatsApp Business
• Transferir informações do WhatsApp GB para WhatsApp

Por último, o programa permite mover dados entre celulares e computadores, bem como fazer backup de dados do WhatsApp em PC. Ou seja, uma ferramenta que administra suas informações com facilidade e segurança.

Veja como o software recupera seus dados de WhatsApp

Você quer saber como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp com o MobileTrans? Então, saiba que o software possui funcionalidades que permitem recuperar aquelas conversas que você deletou do app, inclusive stickers e emojis. E como isso é feito?

Através da ferramenta de backup e restauração, válida tanto para o WhatsApp quanto para o Business. Para exemplificar, a funcionalidade permite o armazenamento de 18 tipos de informações, além de exportá-las para o PC em formatos HTML e PDF.

Compatível com as versões mais atualizadas do Android e iOS, também possibilita a restauração dos dados diretamente para os dispositivos móveis. Ideal para quando você precisa guardar as conversas relevantes, mas não tem mais espaço na nuvem para isso! E quanto à segurança? É só criptografar os arquivos com senha, garantindo total proteção às suas informações.

Um alento caso seu celular pare de funcionar do nada, não é? Então, você pode estar se questionando: por que usar o MobileTrans se eu tenho o iCloud, Drive ou outras plataformas para guardar dados? Em primeiro lugar, espaço, pois todos esses ambientes têm limites de memória em suas versões gratuitas. Além disso, o software:

• É simples de usar, sem que você precise ter alguma habilidade técnica prévia
• Restaura backups para qualquer modelo de celular
• Como já falamos, permite que você selecione os dados que quer recuperar
• Não modifica os dados originais do aparelho no processo de restauração

Portanto, basta que você tenha espaço de 200MB ou mais em disco rígido, além de 256MB, no mínimo, de memória RAM. Lembrando que o app funciona bem no iOS 6 ou superior, além do sistema operacional Android 4.6 ou mais recentes.

Passos para recuperar as mensagens apagadas do WhatsApp

Você quer saber como recuperar as suas mensagens do WhatsApp com o MobileTrans? O primeiro passo é baixar e instalar o programa no seu computador. Você pode fazer isso de graça e em poucos minutos. Depois, é só seguir estas instruções:

1. Abra o MobileTrans e selecione a opção “Backup e Restauração” e depois “dados excluídos do WhatsApp”
2. Acesse o app de mensagens e faça o seguinte: Configurações – Conversas – Backup de conversas. Aqui, você terá que desligar o backup automático e tocar no botão de backup
3. Em seguida, dê permissão para o app acessar as suas mídias, fotos e outros arquivos.
4. Depois, clique em “Restaurar” e siga as instruções do programa para iniciar a recuperação dos dados

Finalmente, verifique os chats e mensagens, assim como os anexos, para fazer a restauração você pode ver mais detalhes sobre o passo a passo nesta página. Quanto tempo leva o processo? Isso vai variar de acordo com a quantidade de dados que você quer restaurar.

Para ver os arquivos restaurados, ative a função “mostrar pasta oculta” do disco do PC, e procure pela extensão com o nome “bak”. Depois, você pode mudar para zip, renomeando a pasta.

MobileTrans e Google Drive juntos para restaurar seus dados

Se você tem um iPhone 15, com certeza, está curtindo as funcionalidades do dispositivo, não é? Mas, você sabia que pode usar o Google Drive para o WhatsApp? Isso mesmo, para fazer o backup das mensagens.

No entanto, esse método requer que você use um Android para baixar o backup do Google Drive e depois transferi-lo para o iPhone. Isso é preciso porque o Google Drive não é compatível diretamente com o iOS. Mas, não se preocupe, é só seguir estes passos:

• Baixe o WhatsApp no Android e entre com seu número e código
• Abra o WhatsApp e selecione ‘Restaurar’ quando aparecer a opção de recuperar seus dados
• Após restaurar os dados no Android, abra o WhatsApp e clique em Configurações > Conversas > Histórico de Conversas > Exportar Conversas
• Escolha as conversas que deseja exportar e mande-as por e-mail usando o Gmail

Mas, é claro que o MobileTrans também pode te auxiliar nisso! Basicamente, o processo é o mesmo do anterior. Isto é, primeiro recuperar dados usando o backup do WhatsApp no Android, e depois mover seus dados para o iPhone.

Então, o primeiro passo é o mesmo do explicado antes. Ou seja, você deve transferir o conteúdo do backup do Google Drive para o seu Android. Mas, a diferença é que, aqui você usará o MobileTrans – Transferência de WhatsApp para levar o backup WhatsApp Android para o iPhone.

E pode ficar tranquilo, pois este programa tem vários recursos excelentes de transferência e recuperação de dados.

Mas, é importante seguir cada passo com cuidado para que não ocorra nenhum erro no processo. Embora todas as etapas sejam parecidas, é necessário conferir bem as opções escolhidas em cada uma para evitar problemas.

Faça o teste grátis do MobileTrans

O MobileTrans é um software que permite transferir, fazer backup e restaurar dados entre celulares de forma fácil e rápida. Compatível com as últimas versões do iOS e Android, e com mais de 6.000 dispositivos móveis de diferentes marcas e modelos.

Também garante a sua privacidade e segurança, não salvando nenhum dado sem a sua autorização e mantendo tudo protegido e intacto. Só para ter uma ideia, mais de 500 mil pessoas já usaram o MobileTrans e ficaram satisfeitas com os resultados. Então, não perca tempo e faça o seu teste grátis agora mesmo!

Imagem de Capa: Reprodução / MobilTrans

Jornal Ciência