Bolsas gelatinosas gigantes surgem nos EUA e especialistas explicam o que elas são

de OTTO HESENDORFF 0

Pelo mundo muitos bichos bizarros são encontrados. As fotos recentemente viralizadas na rede social “X” chamaram a atenção pelo aspecto inusitado, deixando algumas pessoas confusas.

Mas, o que seriam essas “bolsas gosmentas”? São briozoários! As imagens foram registradas e divulgadas pelo Departamento de Vida Selvagem de Oklahoma, nos EUA.

Os briozoários são seres vivos com aparência “peculiar” que pode assustar muita gente. Encontrados em todos os continentes, exceto a Antártida, estima-se que existam mais de 4.000 espécies dentro do filo Bryozoa, a maioria vivendo no mar — dos encontrados na América do Norte, apenas 24 vivem em água doce.

São os de água doce que possuem esse aspecto de gomas granulosas de gelatina gigantes, frequentemente grudadas em pedras e galhos de árvores.

Mas o que vemos como uma gosma “de outro mundo” na verdade não é um único briozoário, mas uma colônia com milhares de clones; elas costumam começar a se formar na primavera, atingindo o pico no final do verão e outono, e morrendo no inverno.

Embora uma massa de clones soe como coisa de filme de ficção científica, é apenas reprodução assexuada. Os indivíduos produzidos por esse processo de clonagem são chamados zooides, medindo geralmente cerca de 0,8 milímetros.

Zooides têm corpos bem simples, com uma única abertura que funciona como boca e ânus (parece nojento, mas é comum no reino animal), e um conjunto de órgãos chamado polipídeo.

Eles também parecem ter cabeça, mas na verdade é uma estrutura de alimentação com tentáculos em formato de U, chamada lofóforo, que filtra comida da água ao redor, como zooplâncton e algas.

Essa alimentação por filtragem é uma das razões pelas quais esses briozoários gosmentos são considerados mais úteis do que nocivos.

“Esses animais são uma parte importante do ecossistema porque ajudam a limpar a água e servem de alimento para mexilhões, caracóis e até peixinhos”, escreveu o Departamento de Vida Selvagem de Oklahoma.

Eles são tão incríveis que podem até ajudar a melhorar a clareza da água, com sua cor verde possivelmente atribuída às algas que ingerem.

Fonte(s): IFLScience Imagem de Capa: Reprodução / Departamento de Vida Selvagem de Oklahoma via X 

Jornal Ciência