Eclipse híbrido: o mais raro dos eclipses solares acontece nesta quinta-feira; saiba onde acompanhar ao vivo

Os eclipses solares híbridos acontecem apenas algumas vezes por século. De todos os eclipses ocorridos até agora, no século 21, apenas 3,1% foram híbridos

de Redação Jornal Ciência 0

Um raro fenômeno astronômico ocorrerá nesta quinta-feira (20/04). Trata-se de um Eclipse Solar Híbrido. O próximo só poderá ser visto apenas em novembro de 2031.

Um Eclipse Solar Híbrido é aquele cuja aparência se altera quando a sombra da Lua passa sobre a superfície da Terra. Ele fica mais escuro durante o dia em alguns lugares do planeta, onde a Lua bloqueia parcial ou totalmente o Sol.

O Pacífico Sul será contemplado com a vista, mas somente em alguns países. O oeste da Austrália, Timor Leste e Indonésia, terá a sombra da Lua passando às 22h36 (horário de Brasília) na quarta-feira (19/04), terminando a passagem às 3h59 da quinta-feira (20/04).

Foto: ESO

Infelizmente, os amantes de eclipses no Brasil, de acordo com informações do portal de notícias astronômicas Space, terão de usar alternativas para acompanhá-lo em tempo real.

Será possível acompanhar a transmissão ao vivo através da empresa Time And Date, através do YouTube, começando às 22h30 (horário de Brasília), em 19 de abril.

Outra empresa, também usando o YouTube e com sede na Austrália, a Gravity Discovery Center & Observatory, fará transmissão ao vivo a partir das 23h00 (horário de Brasília), em 19 de abril.

As opções acima estão com link direto para os canais que farão a transmissão ao vivo.

Por que é tão especial?

Quando a Lua se move em frente ao Sol, muitos tipos de eclipses solares podem ocorrer. Um eclipse anular acontece quando a Lua aparece um pouco menor que o Sol, deixando-a rodeada por um deslumbrante anel de luz.

Já um eclipse solar total acontece quando o Sol é completamente “apagado” por ela. Um eclipse parcial ocorre quando a Lua bloqueia apenas alguns dos raios solares.

Um eclipse solar híbrido é, literalmente, uma combinação de um eclipse total e um eclipse anular.

Óculos especiais para visualizar um eclipse solar. Foto: Pixabay

Apenas poucas ilhas remotas terão o privilégio de ver a transição de eclipse anular para o total, ou seja, todo o comportamento único do eclipse híbrido.

Uma observação importante: jamais olhe para um eclipse solar diretamente, sem proteção. Mesmo durante um eclipse, os raios solares podem causar danos à visão de forma permanente. 

Por questão de segurança, o uso de um telescópio, binóculos ou lentes de câmera não é aconselhado. A melhor forma caseira é usar um óculos de visão de eclipse solar.

Fonte(s): Daily Mail / BIOBIO / Space / UNILAD Imagem de Capa: Reprodução / National Geographic e Sayyid Azim / Gizmodo Foto(s): Reprodução / P. Horálek / ESO via Forbes

Jornal Ciência