Cresce número de pessoas com lesões nos olhos após eclipse solar; danos à visão podem ser permanentes

Em muitos casos é possível reverter os danos e recuperar a visão total ou parcial, mas isso pode levar até 1 ano

de Redação Jornal Ciência 0

Mesmo após grande divulgação sobre os riscos à visão em olhar diretamente para o Sol, cresce o número de pessoas que chegam aos consultórios de oftalmologistas com lesões por terem olhado o eclipse solar sem proteção adequada. 

O fenômeno, que ocorreu no último sábado (14/10), causou danos aos olhos em quem insistiu observá-lo. Alguns casos graves foram relatados. Recentemente, uma jovem de 22 anos, do Rio Grande do Norte, procurou ajuda médica por ter ficado com uma “mancha na visão”, sendo atendida no Hospital de Olhos de Parnamirim.

A paciente olhou para o eclipse, sem proteção, e desenvolveu lesão central na retina, chamada Retinopatia Solar ou Maculopatia.

Trata-se de uma lesão traumática gerada pela luz, atacando a mácula ligada à retina. Isso pode ocorrer não apenas olhando para o Sol, mas para qualquer fonte de luz intensa. Este é um dos motivos pelo qual soldadores usam capacete com protetor no visor. A luz gerada pela solda também pode queimar a retina, a córnea e levar à cegueira.

A gravidade das lesões e o tempo de recuperação são variáveis. Não existe tratamento para a Retinopatia Solar e a recuperação pode ocorrer entre 6 meses e 1 ano. Muitos conseguem recuperar a visão parcial ou total. Mas, existem casos relatados de cegueira por lesões permanentes e graves. 

O chamado “efeito das 48 horas” ocorre com frequência, quando pacientes relatam sintomas apenas algumas horas ou dias após olharem para o Sol. Geralmente, quando ocorre vermelhidão ou irritação, os olhos podem promover recuperação espontânea. 

Mas, quando existem alterações visuais como manchas na visão ou enxergar borrado e embaçado, você deve procurar um oftalmologista.

Saiba mais!

Olhar para o Sol permite que a luz, incluindo a radiação ultravioleta e infravermelha, penetre na retina. Isso pode queimar partes do olho e criar uma reação tóxica que causa danos.

Se você observou ao eclipse sem segurança, os danos podem não ser imediatamente aparentes. Algumas pessoas começam a notar mudanças na visão dentro de algumas horas, embora seja provável que se tornem aparentes no dia seguinte, conforme a Academia Americana de Oftalmologia.

Várias pessoas com Retinopatia Solar relatam não conseguir ler devido às alterações. Óculos de sol não oferecem proteção adequada e podem aumentar o risco de lesões oculares, uma vez que a pupila se abre mais para permitir a entrada de luz, segundo o Dr. Tongalp Tezel, especialista em retina do Centro Médico da Universidade de Columbia.

Muitos casos se resolvem com o tempo, em um dia ou algumas semanas, de acordo com estudo publicado na JAMA Ophthalmology. Se a visão não voltar ao normal dentro de 6 meses, é pouco provável que isso aconteça, já que não existe tratamento.

Fonte(s): Business Insider / JAMA Ophthalmology / Time Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais

Jornal Ciência