Covid-19 pode causar nódulos misteriosos nos olhos devido à inflamação, alertam cientistas

Médicos franceses realizaram exames de ressonância magnética em 129 pacientes e encontraram evidências em 9 pacientes hospitalizados.

de Redação Jornal Ciência 0

De tosse seca, falta de ar, dores no corpo à febre alta, sabe-se que o coronavírus está relacionado a uma série de sintomas desagradáveis. Agora, um estudo revelou outro efeito colateral potencial: nódulos nos olhos.

Os pesquisadores alertam que a infecção por Covid-19 pode desencadear a inflamação dos globos oculares e levar à formação de nódulos misteriosos na parte posterior do órgão, mas ainda não sabem a causa do problema ou o impacto que eles têm na saúde ocular a longo prazo.

O novo estudo publicado hoje (16), realizado com 129 pacientes franceses que tiveram a forma grave da Covid-19 e foram submetidos a exames de ressonância magnética – sendo que 8 deles foram tratados, em algum momento, na UTI, revelou que nove deles (7%) sofreram anormalidades.

“Mostramos que alguns pacientes com Covid-19 grave tinham um ou vários nódulos no polo posterior do globo ocular”, disse o autor principal do estudo, Dr. Augustin Lecler, da Universidade de Paris, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

“Esta é a primeira vez que esses achados são descritos por meio de ressonância magnética”, salientou.

As imagens produzidas pela ressonância magnética revelam pelo menos um nódulo na região macular do órgão em indivíduos acometidos pelo coronavírus.

Esta região é parte integrante da visão central. Os pesquisadores acreditam que os nódulos podem estar ligados à inflamação desencadeada pelo vírus, uma manifestação comum da Covid-19 que ataca vários órgãos.

Mas, eles também levantam a teoria que o problema pode ser causado por pacientes deitados de barriga para cima no hospital, o que inadvertidamente impede a drenagem das veias. Dos 9 pacientes com nódulos oculares, dois eram diabéticos, 6 eram obesos e 2 tinham hipertensão.

A equipe por trás da descoberta também especula que os nódulos podem estar ligados à intubação para ventilação.

“Nosso estudo defende a triagem de todos os pacientes hospitalizados na UTI para Covid-19 grave. Acreditamos que esses pacientes devem receber tratamentos de proteção ocular específicos”, disse Dr. Lecler, ressaltando a necessidade de entendermos melhor o que está acontecendo.

Os pesquisadores estão realizando outros exames clínicos de acompanhamento nos pacientes para monitorar os nódulos e ver se eles carregam quaisquer sequelas físicas, como perda de visão ou comprometimento do campo visual.

Eles também estão realizando exames de ressonância magnética em novos pacientes com Covid-19 grave da segunda e terceira ondas da pandemia, usando testes mais rigorosos.

Enquanto isso, os efeitos em pacientes com Covid-19 moderada estão atualmente sob investigação.

Dr. Lecler acrescentou que “lançamos um estudo prospectivo com imagens dedicadas de alta resolução para explorar o olho e a órbita em pacientes com Covid-19 leve a moderada. Portanto, seremos capazes de saber se nossas descobertas são específicas para pacientes graves ou não”.

Os resultados foram publicados na revista científica Radiology.

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Divulgação / Radiology

Jornal Ciência