Vírus de Marburg pode se espalhar pelo mundo após 32 mortes confirmadas, afirmam cientistas

As autoridades sanitárias emitiram aviso de que um dos vírus mais mortais do mundo, considerado “primo do Ebola”, pode começar a se espalhar pelas fronteiras

de Redação Jornal Ciência 0

Aqueles que contraem o vírus Marburg, que é bastante semelhante ao vírus Ebola, quase sempre morrem de hemorragia interna.

Depois de declarar em fevereiro que estava passando pela primeira epidemia da doença extremamente contagiosa, a Guiné Equatorial, localizada na África Ocidental, confirmou mais 8 casos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos recém-descobertos estavam dispersos por 3 províncias no país a uma distância de 62 quilômetros, sugerindo uma transmissão mais ampla do vírus.

Esta notícia chega poucos dias depois que a Tanzânia, na África Oriental, fez relato inicial de sua própria epidemia do vírus, na qual 8 pessoas exibiram sintomas e 5 delas faleceram.

O fato de que os casos foram descobertos em províncias entre países muito distantes, indica “que o risco de propagação internacional não pode ser descartado”, de acordo com declaração de especialistas.

A preocupação dos pesquisadores é a distância entre os dois países: mais de 3.000 km. Isso acende o alerta da possibilidade de dispersão entre fronteiras.

A Guiné Equatorial anunciou há um mês que 9 pessoas haviam falecido, após confirmação através de testes positivos para a doença.

Desde que a epidemia foi relatada pela primeira vez em fevereiro de 2023, 9 casos foram confirmados. Destes, 7 morreram. Depois, 20 casos foram classificados como prováveis e aguardavam confirmação, mas todos faleceram.

A soma de todos os casos no continente africano mostra que 32 pessoas faleceram em consequência do vírus Marburg, desde fevereiro de 2023.

Segundo o Dr. Ahmed Ogwell Ouma, diretor dos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças, uma equipe de cientistas está sequenciando amostras da Guiné Equatorial e Tanzânia para determinar se os surtos estão conectados.

Em Gana, que está localizada na África Ocidental, o vírus ceifou a vida de 2 pessoas em julho do ano passado, e 98 pessoas que tiveram contato foram isoladas.

Como se transmite o vírus de Marburg?

De acordo com a OMS, o vírus pode ser transmitido aos humanos através do contato com morcegos frugívoros — que comem frutas.

A partir disso, pode ser transmitido de uma pessoa para outra, através do contato direto com fluidos, superfícies e materiais corporais. Atualmente, não há cura ou vacinação.

A Guiné foi o local do mais recente e maior surto de Ebola desde que a doença foi descoberta em 1970. Houve casos confirmados na Nigéria, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Espanha e na Itália.

Na Guiné, Serra Leoa e Libéria, houve um total de 28.616 casos suspeitos, prováveis e confirmados, além de 11.310 mortes.

Pelo Ebola ter características muito próximas ao vírus de Marburg, existe temor internacional sobre ele.

Desde que o vírus de Marburg foi identificado pela primeira vez em 1967, em Marburg, Alemanha, houve aproximadamente 12 surtos significativos da doença. De acordo com a OMS, a maioria dos casos registrados foi encontrada no sul e leste da África, especificamente nos países de Angola, Congo, Quênia, África do Sul e Uganda.

Fonte(s): The Sun UK Imagem de Capa: Reprodução / Wikimedia Commons

Jornal Ciência