Japão informa ter encontrado uma nova variante da Covid-19 e 91 casos foram registrados

de Thuany Motta 0

O Japão confirmou uma nova variante da Covid-19 nesta sexta-feira (19), que apareceu em uma instalação de imigração de Tóquio, apresentando novos desafios enquanto o país tenta superar uma terceira onda da pandemia.

De acordo com o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, a nova cepa foi encontrada em 91 casos na região de Kanto, uma área geográfica de Honshu, a maior ilha do país.

Ao todo, 130 pessoas, incluindo 39 estrangeiros, que estavam na instalação testaram positivo para o vírus. Nenhum dos casos é grave e todos os detidos infectados permanecem em quarentena.

O governo da cidade não quis comentar sobre a nacionalidade dos detidos infectados, citando questões de privacidade.

A nova cepa parece ter se originado no exterior, mas é diferente de outros tipos que foram encontrados esporadicamente no Japão, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

O governo japonês já está aumentando a vigilância contra variedades mutantes, já que elas podem ser mais resistentes às vacinas.

“Pode ser mais contagiosa do que as cepas convencionais e, se continuar a se espalhar internamente, pode levar a um rápido aumento de casos”, disse Kato durante uma coletiva de imprensa.

O sistema de detenção nacional para violadores das leis de imigração e requerentes de asilo tem sido amplamente criticado por seus padrões médicos, monitoramento de detidos e resposta a emergências.

O Japão já notificou 151 casos de variantes da Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O país teve mais de 400.000 casos de Covid-19 com 7.194 mortes.

Fonte(s): Channel News Asia Imagens: Reprodução / Pixabay 

Jornal Ciência