Mistério solucionado: Navio desaparecido há 120 anos é encontrado na costa da Austrália

de OTTO HESENDORFF 0

Após mais de um século, o enigma do SS Nemesis, um navio a vapor que desapareceu em 1904, foi finalmente desvendado. Exploradores submarinos, durante uma pesquisa subaquática, localizaram os restos do navio que transportava carvão de Newcastle (Reino Unido) para Melbourne, na Austrália.

Uma tempestade devastadora nas águas de Nova Gales do Sul tragou o SS Nemesis para as profundezas, levando consigo toda a tripulação de 32 pessoas. Apesar de alguns corpos e fragmentos do navio terem sido encontrados posteriormente, os destroços nunca mais foram vistos.

Em maio de 2022, a empresa Subsea Professional Marine Services, durante um mapeamento do fundo do mar, se deparou com o naufrágio não mapeado. Ed Korber, membro da equipe, relata o momento da descoberta:

“Estávamos em outro projeto e, ao analisarmos os dados, um de nossos técnicos me ligou à uma da manhã dizendo que havia algo interessante. No dia seguinte, pudemos ver pelo tamanho da sombra que era realmente algo significativo. Identificamos a proa, a popa estava faltando, e, com base em nossa experiência, sabíamos que estávamos diante de algo muito importante.”

Após a descoberta inicial, a agência científica nacional da Austrália, CSIRO, realizou uma expedição em setembro de 2023 para investigar o misterioso navio.

Usando tecnologia avançada, mapearam o local do naufrágio, situado a 160 metros de profundidade e 28 km da costa de Wollongong. Imagens detalhadas do navio e seus espaços internos foram capturadas com um sistema de câmera subaquática.

Phil Vandenbossche, topógrafo da CSIRO, confirma que o naufrágio está assentado no fundo do mar com danos e deterioração na proa e popa. No entanto, ele destaca que “estruturas-chave, como as duas âncoras do navio, ainda estavam intactas e identificáveis”, permitindo a confirmação de que o navio é, de fato, o SS Nemesis.

O navio SS Nemesis desapareceu após ser pego por uma forte tempestade. Foto: Biblioteca Mitchell, Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul.

Com a descoberta, as autoridades pedem que parentes da tripulação perdida se apresentem para finalmente encerrar o luto. A Ministra do Patrimônio de Nova Gales do Sul, Penny Sharpe, reconhece que as famílias não sabiam o que havia acontecido com seus entes queridos e faz um apelo para que se manifestem.

Tim Smith, diretor de avaliações do Patrimônio, reconhece a oportunidade única de desvendar mais sobre a história marítima da Austrália. Ele espera que familiares dos tripulantes compartilhem memórias e fotos dos homens e da única mulher que estavam no navio.

O Dr. Brad Duncan, arqueólogo marítimo, destaca que a descoberta não só fornece informações arqueológicas valiosas, mas também oferece um local de luto e consolo para as famílias dos que pereceram.

Ele também observa que o SS Nemesis é apenas um dos milhares de naufrágios ao longo da costa australiana, evidenciando a vastidão de mistérios a serem desvendados nas profundezas do mar.

A descoberta do SS Nemesis é um marco histórico, proporcionando um senso de encerramento para as famílias dos envolvidos e abrindo caminho para novas pesquisas e descobertas.

Fonte(s): ABC News / Indy100 Imagem de Capa: Reprodução / Indy100 

Jornal Ciência