A carcaça de um animal, em avançado estágio de decomposição, foi encontrada, na última semana, na Praia Broad Haven South, no País de Gales. Os restos mortais medem cerca de sete metros e pesam quatro toneladas, mas o animal ainda não foi identificado.
Especialistas locais do Programa de Pesquisa de Encalhamento de Cetáceos ficaram impressionados com a descoberta. A misteriosa criatura não possui nenhuma característica aparente que ajude os trabalhadores a identificá-la. Por isso, eles enviaram amostras para análise no Museu de História Natural e para o Zoológico de Londres.
“É muito difícil afirmar com certeza o que é porque está muito decomposto”, disse o coordenador do programa, Matthew Westfield, ao jornal britânico The Sun.
A princípio, os pesquisadores acreditavam que poderia se tratar de uma baleia, só que a possibilidade foi descartada por conta do cheiro exalado pelo animal. “Peixes em decomposição têm um cheiro diferente de baleias em decomposição”, explicou Matthew, afirmando que baleias, por serem mamíferos, não possuem o cheiro de peixe que este animal apresenta.
O melhor palpite, até agora, é que os restos mortais possam ser de um tubarão-frade.
Os especialistas dizem que é impossível precisar qual foi a causa da morte, por exemplo, podendo ser devido à idade avançada, captura acidental humana ou ferimentos.
Fonte(s): IFLScience Imagens: Reprodução / Facebook