Top 10 dos fenômenos inexplicáveis mais surpreendentes

de Merelyn Cerqueira 0

Quando as pessoas ouvem, veem ou acreditam em algo que não se explica, a Ciência tenta encontrar evidências para desvendar o “impossível”. Para todos os efeitos, o desenvolvimento científico é uma ferramenta extremamente poderosa, contudo, há muitas coisas que permanecem inexplicáveis até o momento.

 

No rol abaixo, publicado pela Live Science, são listados 10 dos fenômenos inexplicáveis mais surpreendentes. Sobre o quanto disto é real, nós vamos deixar para você, leitor, decidir.

 

1 – Pé Grande

Há décadas uma criatura supostamente grande, peluda, de aparência humana e animal ao mesmo tempo é relatada por testemunhas oculares em toda a América. Se considerarmos a localização de cada relato, deve existir uma grande população de tal criatura. O fato é que, até hoje, sequer um corpo foi encontrado.

fenomenos-estranhos-3-pe-grande

Assim, na ausência de provas concretas, como dentes ou ossos, a existência da criatura se resume a uma série de relatos de testemunhas oculares e por vezes fotos e filmagens pouco nítidas. Uma vez que é logicamente impossível provar uma negativa universal, a Ciência provavelmente nunca será capaz de dizer que criaturas como o Pé Grande e o Monstro do Lago Ness não existem.

 

2 – Intuição

fenomenos-estranhos-4-intuicao

Chamada às vezes de “sexto sentido”, todos nós já experimentamos essa sensação uma vez ou outra. Psicólogos notaram que as pessoas, de forma inconsciente, coletam dados das situações ao redor, e a partir deles, sintam ou saibam de informações que de fato não conhecem. Casos de intuição são difíceis de comprovar ou estudar, e a psicologia pode ser apenas uma parte da resposta.

 

3 – Desaparecimentos misteriosos

Pessoas podem desaparecer por uma série de razões. Grande parte é fugitiva, algumas sucumbem a acidentes, outras são sequestradas ou mortas. Normalmente elas são encontradas, no fim das contas. Mas, este não é caso para desaparecimentos verdadeiramente misteriosos.

fenomenos-estranhos-5-desaparecimentos

Por exemplo, o caso de uma embarcação mercante norte-americana, chamada Mary Celeste, que foi encontrada à deriva no Oceano Atlântico sem sua tripulação, em 1878; ou o caso de Amelia Earhart, pioneira da aviação nos EUA e defensora dos direitos das mulheres, mas que misteriosamente desapareceu enquanto voava pelo Pacífico em julho de 1937. Mais recente que isso, há o caso de Madeleine McCann, uma menina inglesa que desapareceu em Portugal em maio de 2007 e até hoje causa confusão entre as autoridades. Essas pessoas somem sem deixar quaisquer vestígios. Logo, justamente pela falta de evidências, a polícia e os cientistas forenses nem sempre podem ajudar a solucionar esse tipo de crime.  

 

4 – Fantasmas

Histórias de aparições de espíritos são bem comuns na nossa sociedade, e chegam a fazer parte do folclore. Inúmeras pessoas já relataram aparições em algum ponto da vida, sejam elas de entes queridos ou fantasmas estranhos.

fenomenos-estranhos-fantasmas

Embora a prova definitiva da existência de fantasmas permaneça desconhecida – já que contamos apenas com testemunhas oculares, supostas fotografias e gravações – os “caça-fantasmas” mantêm as esperanças de que, um dia, conseguirão provar que os mortos podem entrar em contato com os vivos.

 

5- Déjà vu

Déjà vu é uma frase em francês para “já visto” e refere-se a uma distinta, intrigante e misteriosa sensação de já ter experimentado um conjunto específico de circunstâncias. Por exemplo, uma mulher pode andar em um edifício, em um país estrangeiro que nunca tinha visitado antes, e ter a sensação de que o ambiente lhe é familiar.

fenomenos-estranhos-6-deja-vu

Algumas pessoas atribuem o déjà vu a experiências psíquicas ou vislumbres espontâneos de vidas anteriores. Tal como ocorre com a intuição, a psicologia humana só pode oferecer explicações mais naturalistas. Em última análise, a causa e a natureza do fenômeno em si, permanecem um mistério.

 

 6 – Óvnis

Não há dúvida de que os Objetos Voadores Não Identificados existem – eles variam entre aparições de aeronaves misteriosas e meteoros. Agora, a possível origem alienígena desses objetos é outra questão inteiramente diferente.

fenomenos-estranhos-7-deja-vu

Dadas o esforço para encontrar vida além da Terra, parece improvável que tais aparições sejam de alienígenas. Embora investigações cuidadosas já tenham revelado as causas para a maioria dos relatórios de observação, alguns incidentes de óvnis permanecerão para sempre inexplicáveis.

 

7 – EQM: Experiências de Quase-Morte

Algumas pessoas que já chegaram bem perto da morte relatam ter passado por uma série de experiências místicas (que incluem túneis de luz, reunião com entes queridos, sensação de paz, etc.) que poderia sugerir a existência de algo além do túmulo. Enquanto essas experiências parecerem extremamente profundas, ninguém voltou delas com provas ou informações verificáveis. Os mais céticos sugerem que as experiências sejam explicáveis, ​​como alucinações naturais e previsíveis de um cérebro traumatizado.

fenomenos-estranhos-8-experiencia-de-quase-morte

Em um estudo realizado em 2015, com pessoas que passaram por paradas cardíacas, cientistas descobriram que quando o coração está morrendo, ele é recebe sinais do cérebro, que tenta se manter ativo a qualquer custo. A disputa desses sinais poderia ser responsável por experiências de quase morte, sugeriram os pesquisadores.

8 – Poderes Psíquicos e Percepção Extra-Sensorial (ESP)

Ambos estão juntos nesta lista por que a crença neles é amplamente difundida. Muitas pessoas acreditam que a intuição, por exemplo, seja uma forma de poder psíquico pelo qual a pessoa teria acesso a um tipo de conhecimento especial sobre o mundo ou o futuro.

fenomenos-estranhos-9-poderes-psiquicos

A Ciência já chegou a testar pessoas que afirmavam possuir algum tipo de “dom”, mas os resultados obtidos até agora parecem negativos ou ambíguos. Alguns argumentam que esse tipo de poder não pode ser testado, ou que pode diminuir sob a presença de cientistas ou céticos. Se isso for verdade, a Ciência jamais conseguirá provar ou refutar a existência deles.

 

9 – O murmúrio de Taos

Na cidade de Taos, no México, muitos moradores e turistas já disseram ter ouvido uma espécie de murmúrio muito baixo acompanhado dos ventos do deserto.

fenomenos-estranhos-1-tao-hum

Acredita-se que apenas 2% dos moradores locais tenham dito ouvir o barulho. Alguns deles suspeitam que a cidade tenha uma acústica estranha, ou que tudo seja fruto de histeria. Há ainda quem acredite em algo mais “sinistro”, mas impossível explicar. O barulho é descrito como um murmúrio ou zumbido. Contudo, até o momento não foi possível verificar a origem de tal som.

 

10 – Conexão entre corpo e mente

A Ciência médica está apenas começando a compreender como a mente influencia o corpo. O efeito placebo, por exemplo, demonstra que as pessoas, por vezes, conseguem alívio ou cura apenas por acreditarem que estão sendo tratadas. Tais processos, ainda pouco compreendidos, de fato impressionam, mas apenas pela capacidade de curar a si mesmo que o corpo tem.

fenomenos-estranhos-10-conexao-corpo-mente

Bem como uma série de fenômenos inexplicáveis, e até duvidosos, a Ciência por trás da conexão entre corpo e mente também permanece misteriosa.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science ]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.