Conheça as misteriosas esferas esculpidas em pedra por antigos habitantes da Costa Rica

de Merelyn Cerqueira 0

Amplamente conhecidas após serem mostradas no famoso filme de Steven Spielberg, “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), estrelado por Harrison Ford, essas misteriosas esferas de pedra foram esculpidas por antigos habitantes da Costa Rica, há muitos anos atrás.

Pesquisadores da Universidade do Kansas, nos EUA, decidiram que queriam conceder às pedras o World Heritage Status, que basicamente é um status de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO. Para isso, eles realizaram um estudo que visava determinar se os sítios arqueológicos em que foram encontradas deveriam ser preservados, segundo informações da Science Daily.

misteriosas-esferas-esculpidas-em-pedra-por-antigos-habitantes-da-região-da-Costa-Rica_01

Os primeiros relatórios das pedras vêm do final do século 19, mas elas só foram propriamente analisadas pela primeira vez em 1930, até 2010 sabia-se que existiam cerca de 300 delas, algumas ainda no local de origem onde foram descobertas. Contudo, a maior parte teria sido removida dessas regiões em razão de erosão ou vandalismo.

misteriosas-esferas-esculpidas-em-pedra-por-antigos-habitantes-da-região-da-Costa-Rica

De acordo com o pesquisador John Hoopes, “elas permaneceram desconhecidas até que a United Fruit Company começou a limpar a terra para plantações de banana no sul da Costa Rica”.

As pedras maiores pesavam cerca de 16 toneladas, e acredita-se que tenham sido esculpidas há aproximadamente 600 d.C. As mais recentes, no entanto, foram datadas como de meados de 1.000 d.C. A única certeza dos pesquisadores é que todas foram esculpidas antes dos espanhóis conquistarem a Costa Rica.

Há livros publicados em que autores associam essas grandes esferas de pedra ao continente perdido de Atlântida, ou até mesmo à visita de extraterrestres ao nosso planeta. Porém, ao que tudo indica, a técnica utilizada para esculpi-las é semelhante à de ceramistas de culturas pré-colombianas.

Segundo os pesquisadores, as esferas teriam ganhando tal formato após terem sido “marteladas” com outras pedras. Porém, o motivo exato de terem sido feitas em tal forma ainda é um mistério. “Nós realmente não sabemos por que elas foram feitas“, disse Hoopes. “A cultura das pessoas que as fizeram se extinguiu pouco depois da conquista espanhola. Assim, não há nada mais dos mitos e lendas contadas por povos indígenas da Costa Rica”.

Science Daily ] [ Fotos: Reprodução /  Dat Viet ]

Jornal Ciência