Esfera roxa e misteriosa encontrada no mar está intrigando cientistas

de Merelyn Cerqueira 0

As descobertas em regiões profundas do Oceano já apresentaram à Ciência uma série de espécies desconhecidas e surpreendentes, como o polvo fantasma, a água-viva “alienígena” e agora, uma esfera roxa misteriosa, segundo informações da Mother Nature Network.

Ao estudar o fundo do oceano na região das Ilhas do Canal, na Califórnia, cientistas do navio de pesquisa Nautilus, encontraram o espécime roxo misterioso se espreitando para fora de uma fenda entre os corais. Ao ampliar a imagem da criatura, eles questionaram o que poderia ser, sugerindo se tratar de uma espécie diferente de plâncton. Então, decidiram usar um tubo para agarrá-la e trazê-la à superfície.

Esta esfera roxa não identificada deixou nossos cientistas a bordo perplexos”, escreveram os membros da Nautilus em seu site oficial. “Depois de amostragem, ela começou a se desdobrar revelando dois lobos distintos. Esta poderia ser uma nova espécie de nudibrânquios”.

Os nudibrânquios são moluscos de casca mole que compõe um grupo de cerca de 2.300 espécies conhecidas pelas suas cores variadas. Podem ser encontrados em quase todas as profundidades e apresentam defesas químicas, como secretores de ácidos, que os mantêm a salvo de alguns predadores.

De acordo com a equipe que organizou a pesquisa, levará ainda alguns anos antes que o curioso “orbe” seja identificado como uma espécie nova de nudibrânquio – ou como algo completamente diferente.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Ocean Exploration Trust ]

Jornal Ciência