Anéis de Urano têm detalhes inéditos revelados em novas imagens do James Webb

O registro mostra os deslumbrantes anéis e luas de Urano, terceiro maior planeta do Sistema Solar, de um ponto de vista nunca antes capturado

de Redação Jornal Ciência 0

Quando se trata de planetas com anéis, Saturno é tipicamente a melhor ilustração. O gigante gasoso do Sistema Solar não é o único com lindas surpresas em forma de anéis.

Apesar de não ter anéis tão grandes como os de seu irmão Saturno, Urano é, no entanto, cercado por poeira interestelar, como visto em imagens do observatório satélite James Webb.

Nesta quinta-feira (06/04), a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram uma imagem do planeta que revela em detalhes a atmosfera de Urano, bem como objetos que estão orbitando o planeta.

Este é o maior registro dos anéis de Urano já feito, de acordo com uma declaração da NASA. Fotos semelhantes desses anéis haviam sido capturadas anteriormente pela sonda Voyager 2 e pelo Observatório W. M. Keck, mas nunca foram tão nítidas quanto os últimos registros do James Webb.

Imagem com detalhes inéditos sobre os anéis de Urano. Foto: Reprodução / NASA, ESA, CSA, STScI, Joseph DePasquale

A imagem foi criada após uma exposição de 12 minutos, e a Agência Espacial Canadense (CSA) afirma que é apenas o começo do que o telescópio espacial James Webb ainda pode aprender sobre o planeta.

Neste primeiro ano de atividades científicas do telescópio James Webb, outras investigações relacionadas a Urano estão planejadas, assim como as que estão atualmente em andamento, afirmou a agência canadense.

As imagens conseguiram revelar as 6 luas mais brilhantes de Urano, Ariel, Puck, Miranda, Umbirel, Titania e Oberon, entre as 27 luas que o planeta possui.

A imagem capturou as 6 luas mais brilhantes de Urano; um espetáculo astronômico. Foto: Reprodução / NASA e ESA

O supertelescópio também foi capaz de reunir informações, até então inéditas, sobre as características atmosféricas do gigante gelado e algumas de suas luas, graças às novas observações, gerando mais conhecimento para a astronomia.

Dos 13 anéis de Urano, 11 são visíveis para o James Webb. Alguns deles realmente se combinam em uma única característica porque são brilhantes demais para serem vistos com o telescópio espacial.

Dois dos anéis são de poeira difusa, vistos de forma extremamente sutil mais próximos do planeta, em cor laranja, quase imperceptíveis para nós, enquanto 9 dos anéis visíveis são os principais.

Urano era percebido anteriormente apenas como uma linda esfera lisa de cor “água-marinha”, porém a imagem infravermelha sugere que há uma ebulição por trás da bela superfície.

Neste nova imagem é possível observar duas nuvens brilhantes que são indicativas de atividade de tempestades dentro do planeta. Uma está posicionada próxima ao núcleo do planeta, enquanto a outra está próxima à calota polar.

Os misteriosos anéis de Urano

Por serem mais densos que os de Júpiter, Urano e Netuno e formarem um ângulo de 90° com a rotação do planeta, os anéis de Saturno são os mais conhecidos.

Pensava-se que o sétimo planeta tinha pelo menos cinco anéis, mas eles só foram descobertos em 1977 por três astrônomos usando o Aerotransportado Kuiper, da NASA. À época, a descoberta foi revolucionária para os padrões tecnológicos que tínhamos.

A descoberta foi possível graças a uma estrela que ocultava Urano durante o trânsito estelar. Mas antes mesmo do eclipse começar, sua luz começou a cintilar, o que apontava para a existência de um sistema de anéis.

Fonte(s): NASA / ESA / CSA Imagem de Capa: Reprodução / James Webb Foto(s): Reprodução / James Webb

Jornal Ciência