Cientistas estão alarmados após encontrarem microplásticos em escavações arqueológicas

de OTTO HESENDORFF 0

A cidade de York, na Inglaterra, conhecida por suas ruínas romanas e moedas vikings, guarda um segredo inesperado: microplásticos em sedimentos históricos e arqueológicos; algo que jamais pensamos ser possível.

Em um estudo publicado na revista Science of The Total Environment, arqueólogos da Universidade de York revelaram a presença de microplásticos em amostras de sedimentos escavados em York, datados dos séculos 1 e 2 e armazenados desde a década de 1980.

“Isso é um momento importante. Confirma o que deveríamos esperar: que os depósitos arqueológicos, antes considerados intocados, estão na verdade contaminados por plásticos, incluindo amostras coletadas e armazenadas há décadas”, disse John Schofield, professor de arqueologia da Universidade de York e principal autor do estudo.

A equipe de Schofield analisou sedimentos de duas áreas em York, comparando-os com amostras de locais próximos. Encontraram microplásticos tanto nas amostras antigas quanto nas contemporâneas.

“Os microplásticos provavelmente entraram nas amostras antigas quando ainda estavam no solo. Isso significa que a contaminação por plástico já existia há décadas”, explica Schofield.

As amostras foram coletadas na várzea do rio Ouse, levando os pesquisadores a acreditar que o movimento da água pode ter sido o responsável pela contaminação.

Impacto na Arqueologia

Estudos como este, junto com outro na Letônia que encontrou microplásticos em camadas do século 18, indicam que os arqueólogos precisarão lidar com a contaminação por plástico no futuro.

“Estamos acostumados com plásticos nos oceanos e rios. Mas aqui vemos nosso patrimônio histórico incorporando elementos tóxicos. Precisamos descobrir como essa contaminação afeta o valor como evidência”, diz Schofield.

O cientista e sua equipe pretendem investigar o impacto da contaminação por plástico nos sedimentos históricos e sua importância para a arqueologia. “Este estudo é apenas o começo. Ainda há muito que precisamos aprender sobre o impacto do plástico no nosso passado e como podemos protegê-lo”, disse.

A descoberta de microplásticos em sedimentos históricos é um lembrete da onipresença da contaminação por plástico e do seu impacto em áreas que antes se consideravam intocadas. Estudos como este são importantes para entender a dimensão do problema e para desenvolver soluções que protejam nosso patrimônio histórico.

©Todos os direitos reservados. Proibida a cópia e reprodução sem autorização da PLUG Network.

Fonte(s): Futurism / Science of The Total Environment Imagem de Capa: Reprodução / Imagem Ilustrativa via Pixabay

Jornal Ciência