As diversas atrocidades cometidas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial estão registradas em nossa História. E a principal delas, a tentativa de extermínio do povo judeu, minorias e marginalizados é, sem dúvida, a mais marcante.
Quando o fim da Guerra estava próximo e a derrota parecia inevitável, os nazistas tentaram ao máximo encobrir as evidências de suas ações, matando testemunhas ou até mesmo queimando instalações de extermínio e preenchendo sepulturas com concreto.
Um desses campos, no entanto, chamado Sobibor, foi escavado recentemente e o que os arqueólogos descobriram lá foi considerado como “muito chocante para ser descrito em palavras”.
A Polônia, ocupada pela Alemanha desde o início da Guerra, foi o lar de muitos outros pesadelos, incluindo os campos de Auschwitz e Treblinka. Sobibor, no entanto, fazia parte da Operação Reinhard, que matou sistematicamente 2 milhões de pessoas, entre judeus e outros grupos marginalizados. Acredita-se que as vítimas eram levadas de trens até o campo, de onde nunca mais saíam.
Recentemente, uma equipe de arqueólogos polacos e israelenses foi ao campo de Sobibor com a missão de descobrir esses crimes. Assim, eles esperavam poder entender o que acontecera ali, e talvez, trazer alguma paz às almas dos mortos.
Os itens encontrados durante as escavações foram todos registrados em uma série de fotografias e incluíam conjuntos de fechaduras e chaves, usadas para manter os presos em suas celas, bem como itens pessoais, como um anel com a inscrição: “Eis que são consagrados a mim”.
Além disso, foi descoberto um número assustador de corpos. Acredita-se que menos de 60 prisioneiros tenham conseguido sair do campo vivos até o final da Guerra. O resto, milhões, foram enterrados em valas comuns.
Grande parte do campo havia sido destruída, mas os escavadores conseguiram encontrar o que deveria ser uma câmara de gás e até mesmo um pequeno túnel que provavelmente deveria ter sido usado na tentativa de fugas.
Contudo, infelizmente, as atrocidades cometidas pelos nazistas durante a Segunda Guerra talvez nunca sejam descobertas em sua totalidade.
No momento, o que sabemos é compartilhado para que a história nunca mais se repita. Agora, e graças aos arqueólogos, os corpos das vítimas encontradas finalmente receberam o enterro respeitoso que merecem.
Fonte: Boredom Therapy Fotos: Reprodução / Boredom Theraphy