Cabeças literalmente explodiram durante a erupção do vulcão Vesúvio, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Uma equipe de arqueólogos italianos descobriu que a erupção do Monte Vesúvio, que ocorreu por volta de 79 d.C. e destruí as cidades romanas de Pompeia e Herculano, queimou corpos mais rápido que um crematório, segundo informações da CNet.

Novas pesquisas apontam que o povo de Herculano morreu quando o sangue de seus corpos ferveu e seus crânios explodiram, deixando para trás nada além de cinzas. Embora a maioria das pessoas deseje ter uma morte rápida e indolor, o que aconteceu com as vítimas de Vesúvio vai muito além disso.

Enquanto ocorreu de maneira extremamente rápida, a situação não foi nada bonita. A equipe de pesquisadores encontrou evidências de “vaporização rápida de fluidos corporais” e indícios de que o sangue das vítimas havia entrado em ebulição, bem como fraturas que indicam que a cabeça delas explodiu.

Eles também encontraram evidências da “substituição muito rápida de músculoa por cinzas”. Corpos expostos ao calor extremo frequentemente são encontrados em “postura de pugilista”, uma vez que os membros se enrolam devido à contração muscular, dando ao corpo uma posição semelhante à de um lutador de boxe.

Mas, de acordo com os pesquisadores, os restos mortais encontrados em Herculano indicam que os músculos “desapareceram” mais rápido do que acontece com corpos que são queimados em crematório.

A partir dessa combinação de ossos quebrados, explosão craniana, sangue fervendo e musculatura se transformando em cinzas, os pesquisadores concluíram que a morte das vítimas de Vesúvio foi instantânea.

A cidade de Herculano, localizada a apenas 6,5 km do monte Vesúvio, foi destruída e soterrada pela erupção, juntamente com Pompeia. Atualmente, ambas são tombadas patrimônios mundiais pela UNESCO e consideradas alguns dos pontos turísticos mais visitados da Itália.

Os resultados do estudo foram publicados na PLOS One.

Fonte: CNET Fotos: Reprodução / CNET 

Jornal Ciência