“Única arraia manta rosa do mundo” é observada na Austrália

de Otto Valverde 0

A façanha de registrar este incrível animal é do fotógrafo Kristian Laine. Ele mergulhava na região da Grande Barreira de Corais, na Austrália, quando avistou a raridade.

Ela foi apelidada pelo fotógrafo de “única arraia manta rosa do mundo” e impressiona pela incrível beleza e cor. Seu nome faz alusão ao famoso Inspetor Clouseau, do desenho animado “Pantera Cor-de-Rosa”.

Kristian divulgou a foto em seu Instagram e a imagem tornou-se viral em pouco tempo.


“No começo eu fiquei muito confuso. Quando examinei minhas fotos na câmera logo após o encontro, eu estava achando estranho que uma das arraias parecesse rosa. Estava no meio de um grupo com sete outras arraias. Na verdade, eu pensei que meus estroboscópios (dispositivo óptico) estavam fazendo a arraia parecer rosa”, comentou.


Na verdade, a arraia de cor incrível estava rodeada de 7 machos, e não havia nenhum problema com o estroboscópio de Kristian.

Apesar de ser apelidada como “única no mundo” e ser extremamente rara, um único exemplar foi avistado em 2015 e de lá para cá, existem pouquíssimos registros de sua aparição – ao total, menos de dez. Kristian teve muita sorte de estar no local certo, na hora certa.

Existem diversas arraias manta nadando pela Grande Barreira de Corais, mas geralmente são brancas, de coloração escura ou uma combinação das duas cores.

Estima-se que a Arraia Manta Rosa seja resultado de uma mutação genética que permitiu apresentar uma cor rosada exuberante e chamativa. Talvez possa ser uma adaptação do animal para tornar-se mais atraente, permitindo atrair mais machos de sua espécie.

Fonte/Fotos: Instagram / @kristianlainephotography

Jornal Ciência