Pesquisadores descobriram uma nova espécie de tubarão que, impressionantemente, costuma usar suas barbatanas para “caminhar” no fundo do mar.
A espécie foi identificada no norte da Austrália e também na Nova Guiné, segundo informações do portal Earth Sky.
Christine Dudgeon, bióloga da Universidade de Queensland, na Austrália, foi a responsável pela descoberta e publicou seu achado científico na revista Marine & Freshwater Research.
A bióloga observou por 12 anos o tubarão para confirmar que se tratava de uma nova espécie e que o hábito de “caminhar” era realmente uma prática replicada por outros exemplares da mesma espécie, e não apenas algo esporádico.
O tubarão, do gênero Hemiscylium, se alimenta principalmente de pequenos peixes e alguns invertebrados que encontra nos recifes durante a maré baixa.
“Com menos de um metro de comprimento, em média, eles não ameaçam as pessoas, mas sua capacidade de resistir a ambientes com pouco oxigênio e andar nas nadadeiras lhes dá uma vantagem notável sobre suas presas de pequenos crustáceos e moluscos. Essas características únicas não são compartilhadas com seus parentes mais próximos, os tubarões de bambu ou parentes mais distantes na ordem dos tubarões, incluindo os wobbegongs e os tubarões-baleia“, disse Dudgeon.
Com a nova descoberta, sobe para 9 o número de espécies de tubarão “andante”. Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Earth Sky Foto: Reprodução