Megascolides australis: maior minhoca do mundo é australiana e pode atingir 3 metros, mas é ameaçada de extinção

de Redação Jornal Ciência 0

A maior minhoca do mundo é a Megascolides australis, também conhecida como minhoca-gigante-da-Austrália. Ela pode atingir os 3 metros de comprimento e pesar mais de 700 gramas, embora alguns exemplares ultrapassaram esta marca.

A Megascolides australis é encontrada na região da floresta tropical do sudoeste da Austrália, e é um animal herbívoro que se alimenta de folhas, raízes e outros materiais orgânicos.

Além de fascinante, possui importante papel para o ecossistema. Ela ajuda a decompor a matéria orgânica, a melhorar a qualidade do solo e a criar túneis que facilitam a drenagem da água — assim como qualquer outra minhoca, só que em escala gigantesca.

Animais como pássaros, répteis e mamíferos são seus principais predadores, já que seu tamanho e volume representam uma farta refeição nutritiva, inclusive para insetos, como as formigas, que se beneficiam do banquete, quando possível.

A espécie rara está ameaçada de extinção. A principal ameaça à sua sobrevivência é a perda de habitat, causada pela destruição das florestas tropicais, que foram desmatadas e transformadas em terras agrícolas.

Mas, não só isso. Com a “fama”, começou intensa caça humana, usada para consumo, como iguaria, além do uso na medicina dos povos locais.

A Universidade de Sydney, na Austrália, está realizando um estudo sobre ela. A pesquisa visa entender melhor a biologia, o comportamento e o papel da minhoca gigante no ecossistema, além de buscar alternativas que ajudem a preservar a espécie para não ser extinta.

Elas foram descobertas no ano de 1878, durante as construções de linhas férreas quando, acidentalmente, foram desenterradas, assustando os trabalhadores que pensavam ser um tipo de cobra subterrânea.

Conseguem ficar muito tempo em suas tocas subterrâneas antes de irem à superfície — onde são raramente vistas. Possuem abundância de hemoglobina no sangue, o que permite lidar com os baixos níveis de oxigênio do subsolo.

Elas podem ultrapassar facilmente 10 anos de vida e produzem um único ovo por ano após atingir sua fase adulta. Cada ovo leva mais de 1 ano para eclodir. Além disso, a minhoca gigante “bebê” nasce com 20 centímetros e leva de 4 a 5 anos para atingir a maturidade.

Apesar de ser oficialmente classificada como a maior espécie de minhoca do mundo, não é oficialmente o recorde individual. Ou seja, o Guinness Book registrou um único exemplar de outra espécie, a Microchaetus rappi, na África do Sul, com 6,7 metros.

Apesar de ter sido classificada como a maior do mundo já encontrada, a espécie não é gigante como a australiana, atingindo a média de 1,4 metro de comprimento, ou seja, o recorde foi uma anomalia, uma exceção. 

Fonte(s): A-Z Animals / Museum Victoria Imagem de Capa: Jornal Ciência Foto(s): Reprodução / YouTube / Live Journal / Yandex

Jornal Ciência