A informação veio da Secretaria de Saúde do Maranhão nesta quinta-feira (20/05). Trata-se do primeiro caso registrado oficialmente no Brasil da nova variante da Índia do coronavírus.
De acordo com órgão, a nova cepa foi identificada em um paciente de 54 anos que chegou da Índia e foi hospitalizado na rede particular em São Luís, semana passada.
A identificação também ocorreu nos tripulantes que chegaram no navio MV Shandong da empresa ZHI. A coleta do sangue dos tripulantes foi levada para análise e sequenciamento genético buscando identificar a nova variante.
As análises foram feitas no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará.

Ao total, 15 casos foram confirmados com Covid-19. As 6 amostras enviadas ao instituto deram positivo para a nova variante indiana. O navio está em quarentena visando conter a propagação da variante.
Acredita-se que 100 pessoas tiveram contato com os tripulantes indianos infectados com a mutação.
É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a nova variante da Índia como preocupante — motivo que levou o país a explodir em casos de contaminação e bater vários recordes seguidos com mais de 4.000 mortes diárias.
Fonte(s): Portal R7 Imagens: Reprodução / Manoej Paateel / Shutterstock.com