Novo vírus é identificado em carrapatos após infecções humanas no Japão

Cientistas japoneses identificaram um vírus até então desconhecido para a ciência que pode infectar humanos e é transportado por carrapatos

de Redação Jornal Ciência 0

Um novo vírus que pode infectar humanos e causar doenças foi identificado por cientistas no Japão. Chamado vírus Yezo, é transmitido por picadas de carrapatos, causa uma doença caracterizada por febre e redução das plaquetas e leucócitos no sangue.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Hokkaido e colegas, e os resultados foram publicados na revista Nature Communications.

Keita Matsuno, virologista do Instituto Internacional de Controle de Zoonoses da Universidade de Hokkaido, disse: “Pelo menos 7 pessoas foram infectadas com este novo vírus no Japão desde 2014, mas, até agora, nenhuma morte foi confirmada”.

O vírus Yezo foi descoberto depois que um homem de 41 anos foi internado no hospital em 2019 com febre e dores nas pernas após ser picado por um artrópode que se acreditava ser um carrapato enquanto caminhava por uma floresta local em Hokkaido.

Ele foi tratado e teve alta após duas semanas, mas os testes mostraram que ele não havia sido infectado com nenhum vírus conhecido transportado por carrapatos na região. Um segundo paciente apareceu com sintomas semelhantes após uma picada de carrapato no ano seguinte.

A análise genética de vírus isolados de amostras de sangue dos dois pacientes encontrou um novo tipo de ortonairovírus, uma classe de nairovírus, que inclui patógenos como o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo.

Os cientistas o chamaram de vírus Yezo, em homenagem a um nome histórico japonês de Hokkaido, ilha no norte do país onde o vírus foi descoberto.

Os cientistas então verificaram amostras de sangue coletadas de pacientes de hospitais que apresentavam sintomas semelhantes após picadas de carrapatos desde 2014.

Eles encontraram amostras positivas adicionais de cinco pacientes. Esses pacientes, incluindo os dois primeiros, apresentaram febre e redução das plaquetas e leucócitos sanguíneos, além de apresentarem indicadores de função hepática anormal.

Matsuno diz: “O vírus Yezo parece ter estabelecido sua distribuição em Hokkaido, e é altamente provável que o vírus cause a doença quando é transmitido aos humanos pelos animais por meio de carrapatos”.

Como a pandemia Covid-19 demonstra de forma clara, os animais carregam muitos vírus desconhecidos e alguns deles podem infectar pessoas.

“Todos os casos de infecção do vírus Yezo que conhecemos até agora não se transformaram em fatalidades, mas é muito provável que a doença seja encontrada fora de Hokkaido, por isso precisamos investigar com urgência sua disseminação”, disse Matsuno.

A equipe de pesquisa agora planeja rastrear a possível distribuição nacional do novo vírus em animais selvagens e pacientes. E eles dizem que mais hospitais deveriam testar o vírus em pacientes que se queixam dos sintomas.

Fonte(s): Science Daily  Imagens: Reprodução / Express UK

Jornal Ciência