TOP 30 fatos insanos e surpreendentes sobre os olhos

de Julia Moretto 0

Certamente você já ouviu que os nossos olhos são a janela da alma. Podemos dizer que de certa forma, essa frase faz sentido: é através deles que emoções e sentimentos são transmitidos.

Mas será que você sabe tudo sobre eles? Prepare-se para conhecer 30 fatos incríveis sobre os olhos!

Confira:

1 – As córneas dos tubarões são tão parecidas com as nossas que já foram usadas na reposição dos olhos humanos.

2 – Cães e humanos são os únicos seres que procuram evidências visuais nos olhos de outros indivíduos. Os cães realizam essa tarefa apenas com os humanos.

3 – É impossível espirrar de olhos abertos.

4 – Quando você olha para alguém que ama, sua pupila chega a aumentar até 45%.

5 – Toda criança nasce sem a capacidade de distinguir as cores, ou seja, daltônica.

6 – Temos a capacidade de diferencias 500 tons de cinza.

7 – 1 em cada 12 homens é daltônico.

8 – Em cada olho temos cerca de 107 milhões de células que são sensíveis à luz.

9 – Embaixo do marrom dos olhos castanhos, há um pigmento azul. Existe um procedimento a laser que remove a cor castanha deixando os olhos permanentemente azuis.

10 – É possível encontrar pessoas com heterocromia, ou seja, com um olho de cada cor.

11 – Alguns de nossos órgãos precisam de tempo para alcançar o melhor desempenho, já os nossos olhos estão prontos e ativos 24 horas por dia.

12 – Cada olho humano possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e pesa 8 gramas.

13 – Os músculos mais ativos do corpo humano são os dos olhos.

14 – Cada olho possui um ponto morto na parte de trás da retina, onde se localiza o nervo óptico. Não identificamos essa falha porque os olhos trabalham juntos para disfarçar o ponto cego um do outro.

15 – As lágrimas são feitas de água, sais minerais, gorduras (lipídios) e muco (glicoproteínas). Essa mistura explica o fato delas não evaporarem com facilidade.

16 – Em média, seus olhos observarão cerca de 24 milhões de imagens durante a vida.

17 – Os mecanismos de escaneamento através da íris são mais seguras do que os digitais, já que essa possui 256 caracteres únicos, contra 40 das impressões digitais. 

18 – Nossa piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos e conseguimos piscar 5 vezes em um segundo. Por isso, o músculo que nos possibilita piscar é o mais rápido do corpo humano.

19 – Os olhos conseguem processar 36 mil bits de informação por hora.

20 – Os olhos conseguem se recuperar rapidamente de um ferimento. São necessárias 48 horas em médio para que uma lesão seja recuperada.

21 – Os olhos piscam, cerca de 17 vezes por minuto, 14.280 vezes por dia e 5,2 milhões de vezes por ano.

22 – Os olhos começam a se formar apenas duas semanas depois da concepção.

 23 – Quando observamos uma pessoa pela primeira vez, a troca de olhares dura cerca de 4 segundos. Esse tempo possibilita perceber qual a tonalidade dos olhos da outra pessoa.

 24 – O cérebro é o responsável pelo processamento das imagens que vemos. Por isso, muitas vezes quando vemos uma imagem embaçada, não significa que estamos com problema de visão, pois pode ser inconsistência no córtex visual.

25 – As pessoas que perdem a visão conseguem enxergar coisas em seus sonhos. Isso só não é possível para as pessoas que nascem com a deficiência. 

26 – Os olhos são os órgãos que mais utilizam o cérebro: cerca de 65%.

27 – As imagens observadas são enviadas para o cérebro invertidas horizontal e verticalmente.

28 – A lagosta-boxeadora possui 4 vezes mais receptores de cores do que nós, sendo capazes de captar raios ultravioleta. Isso prova que nossa visão é eficaz, porém há melhores.

29 – De acordo com um estudo, as pessoas que sofrem de depressão profunda enxergam menos contraste, fazendo com que as cores pareçam mais pálidas.

30 – Cada cílio “vive” aproximadamente 5 meses.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Flickr]

Jornal Ciência