TOP 10 dicas que os olhos podem dar sobre nossa mente, de acordo com pesquisas psicológicas

de Bruno Rizzato 0

Nossos olhos não apenas nos ajudam a ver, como também sinalizam o que está acontecendo em nossas mentes. Conheça agora 10 informações de pesquisas psicológicas que mostram como pupilas dilatadas revelam muitos aspectos do pensamento.

1 – Quando mais se pensa, mais a pupila é dilatada

Uma pesquisa revelou que quanto mais seu cérebro funciona, mais as suas pupilas dilatam. Quando Eckhard H.Hess e James M. Polt, em 1964, realizaram pupilometria, eles deram tarefas progressivamente mais difíceis aos participantes, para analisar o tamanho de seus olhos. Como resultado, as suas pupilas ficavam cada vez maiores. 

2 – Quando o cérebro está sobrecarregado, as pupilas diminuem

Em um teste realizado em 1973, Gary K. Poock relatou que, quando as mentes dos participantes eram forçadas a até 125% de sua capacidade, suas pupilas eram contraídas.

3 – Pupilas podem indicar danos no cérebro

Você já deve ter visto médicos e paramédicos acendendo uma luz nos olhos de pacientes. Eles fazem isso para verificar se seus cérebros estão funcionando normalmente (é o jeito mais fácil de analisar isso). O nome técnico desta prática é PERRL, que em inglês, é a sigla para Pupils Equal, Round, Reactive to Light (pupilas iguais, redondas, reativas à luz). Se o cérebro não estiver funcionando muito bem, tais elementos não serão detectados.

4 – Pupilas podem revelar o interesse em algum assunto

Pupilas dilatadas também podem sinalizar o interesse de alguém em um determinado assunto. Em 1977, White e Maltzman realizaram uma pesquisa na qual os participantes ouviram trechos de três livros diferentes: um erótico, outro descrevia uma mutilação e o terceiro era de um tema neutro. Suas pupilas dilataram no início dos três, mas só permaneceram assim nas passagens que descreviam muito bem as cenas eróticas ou de mutilação.

5 – Pupilas são estimuladas sexualmente

Os olhos também estão envolvidos com o interesse sexual. Tanto os homens quanto as mulheres ficam com as pupilas dilatadas quando sexualmente excitados, segundo uma pesquisa de Niles Bernick, em 1971. No entanto, nem todos concordam que pupilas dilatadas signifique excitação sexual. Testes que mostraram fotos nuas para as pessoas revelaram que muitos mostraram apenas interesse pelo formato do corpo nu.

6 – Pupilas também podem sinalizar nojo

Assim como a pupilas dilatam quando há interesse em algo, elas se contraem quando a pessoa sente-se enojada. Um estudo de Hess, em 1972, no qual ele mostrou fotos de crianças feridas para as pessoas, revelou que as pupilas dilataram-se com a surpresa, em um primeiro momento, mas elas se contraíram logo em seguida para tentar evitar as imagens perturbadoras.

7 – Você é liberal ou conservador? Deixe que seus olhos respondam!

Olhar para imagens de políticos pode ser o suficiente para descobrir se a pessoa é liberal ou conservadora. Isso tudo apenas analisando o tamanho da pupila. Em 1969, o Dr. Wilfred Barlow mostrou fotos de alguns políticos, como Lyndon Johnson, George Wallace e Martin Luther King Jr. a seus alunos. Os que eram liberas, tiveram as pupilas dilatadas quando viram Johnson e Luther King, que possuem afinidade com eles. Porém, as pupilas contraíram-se quando viram o conservador George Wallace.

8 – Pupilas podem ser influenciadas por dores leves

A dor que é incidida aos poucos também pode mudar o formato das pupilas. Em 1999, Richard Chapman disparou pequenos choques elétricos na ponta dos dedos das pessoas para medir a quantidade de dilatação de suas pupilas. Na intensidade máxima, as pupilas se dilataram por cerca de 0,2mm. Mesmo assim, era uma corrente relativamente suave.

9 – Drogas também influenciam as pupilas

Segundo um estudo de Jack E. Richman, em 2004, drogas como o álcool e opiáceos fazem com que as pupilas se contraiam. Enquanto anfetaminas, cocaína, LSD e mescalina dilatam as pupilas. Os agentes da polícia sabem disso e alguns usam a técnica como uma forma de verificar se alguém está sob efeito de entorpecentes. Eles geralmente procuram pupilas menores que 3mm ou maiores de 6,5 milímetros.

10 – Os olhos podem indicar e explicar a personalidade

Esse item não está diretamente relacionado à dilatação da pupila, mas não deixa de ser interessante. Se você olhar atentamente para a parte colorida do olho, a íris, você pode conseguir algumas pistas quanto à personalidade de alguém. As estruturas de linhas, pontos e cores dentro da íris são totalmente diferentes de pessoa para pessoa, e apesar de cores semelhantes, esses aspectos sempre possuem autenticidade individual. Embora sejam variáveis, existem certos padrões na íris que os cientistas da Universidade de Orebro, na Suécia, tentaram relacionar com padrões ligados a traços específicos de personalidade.

Eles analisaram as criptas (linhas que saem da íris) e os sulcos de contração (linhas curvas localizadas na parte distante do globo) que formam-se quando as pupilas se dilatam. Após a análise de 428 pacientes, foi descoberto que aquelas pessoas que tinham criptas mais unificadas eram mais calorosas, confiantes e propensas a simpatizar com outras pessoas. Em comparação, aqueles com mais sulcos de contração, mostraram-se mais neuróticos, impulsivos e, provavelmente, mais ligados ao emocional. Assim, constatou-se a relação entre os olhos e a personalidade.

Nossos resultados sugerem que as pessoas com diferentes características da íris tendem a desenvolver diferentes traços de personalidade. Diferenças na íris podem ser utilizadas como um biomarcador que reflete as diferenças entre as pessoas”, relatou Matt Larsson, cientista comportamental que liderou o estudo na Universidade de Orebro. Acredita-se que as áreas do cérebro e a íris sejam influenciados pelo mesmo gene, o Pax6.

[ Spring ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência