Dexting: o que é esse novo tipo de relacionamento e por que pode ter impactos psicológicos

de Redação Jornal Ciência 0

Com o crescente uso de aplicativos de namoro e a normalização do comportamento “rápido e fácil” em encontrar um par romântico, um novo tipo de relacionamento vem ganhando popularidade: o chamado Dexting.

O termo, que é uma contração das palavras em inglês “date” (encontro) e “texting” (enviar mensagens de texto), descreve um relacionamento em que duas pessoas se comunicam apenas por mensagens, sem nunca se encontrarem pessoalmente.

O Dexting pode ser atraente para algumas pessoas por ser uma forma de conhecer alguém sem a pressão de um encontro real, que envolve estresse e diversos fatores que geram ansiedade.

No entanto, essa nova vertente de se relacionar, apesar de cada vez mais comum, também pode ser prejudicial, ao levar a expectativas irreais e idealizações de como seria o “parceiro”, além de alimentar a sensação de isolamento.

Como funciona o Dexting?

O Dexting geralmente começa com duas pessoas que se conhecem em um aplicativo de namoro comum. Elas começam a conversar por mensagens de texto e, com o tempo, desenvolvem conexão afetiva.

No entanto, a conexão é geralmente baseada apenas na comunicação escrita — muitas vezes não há troca de mensagens de áudio, chamadas de vídeo ou telefônicas —, o que pode dificultar a compreensão sobre a outra pessoa e dos seus sentimentos.

Em alguns casos, o Dexting pode levar a um encontro real. No entanto, torna-se mais comum não encontrar o “amado” e permanecer com a fantasia do relacionamento somente por mensagens de texto, sendo mais cômodo para ambos.

“Isso pode fazer você se sentir como se estivesse em um relacionamento, sem ter que realmente fazer o trabalho ou gastar o tempo necessário para realmente formar uma conexão verdadeira”, disse Amanda Bradford, especialista e fundadora de aplicativos de namoro, em entrevista à Glamour UK.

O Dexting tem importantes contextos e impactos psicológicos sobre os verdadeiros motivos que impulsiona a evitar o contato presencial. Mesmo em contato com outra pessoa, muitos se sentem carentes e socialmente isoladas.

Geralmente, esse distanciamento ocorre com frequência em pessoas que saíram de relacionamentos dolorosos e estão em processo de recuperação de seus traumas, mas permanecer no Dexting impede essa recuperação, deixando-a em uma zona de conforto difícil de sair, evitando cada vez mais o contato presencial.

Como evitar o Dexting?

Se você está procurando um amor, é importante ser honesto com você mesmo sobre o que procura. Se quer, de fato, um relacionamento real com todas as suas dores e sabores, é melhor evitar o Dexting, alertam psicólogos e especialistas no comportamento humano.

Dicas para evitar o Dexting

Não se envolva com alguém que não está interessado em um encontro real. Se a pessoa só quer conversar por mensagens de texto, é melhor desistir.

Seja cauteloso com pessoas que parecem perfeitas demais. Em geral, psicanalistas analisam que quando alguém demonstra ser muito incrível com as palavras, pode estar escondendo algo de seu comportamento ou manipulando a conversa, não demonstrando ser quem, de fato, é.

Antes de criar laços afetivos imaginários ou trocas de mensagens românticas, marque um encontro presencial. Um encontro real é a melhor maneira de saber se você realmente se conecta com a outra pessoa ou se apenas criou uma ilusão baseado em suas próprias expectativas.

Fonte(s): Glamour UK Imagem de Capa: Reprodução / Pexels

Jornal Ciência