Teste de Szondi: olhe para os rostos e escolha o que mais te assusta para revelar medos secretos que você carrega

de Redação Jornal Ciência 0

O psiquiatra e psicanalista húngaro Leopold Szondi desenvolveu em 1940, na Suíça, o chamado Teste Szondi, capaz de identificar quais os medos subconscientes de uma pessoa com base na simpatia ou aversão às fotos de pessoas com psicopatologias.

A ideia parte de que aquilo que nos incomoda quando adultos, foram sentimentos reprimidos em nossa infância.

O teste não tem o intuito identificar doenças psicológicas, e sim, medos e sentimentos reprimidos em determinadas personalidades. Para fazer o teste, basta escolher algum dos rostos abaixo, pensando em qual você não gostaria de encontrar na madrugada.

Lembre-se: o nome das patologias não é um diagnóstico. Os títulos se referem ao que as pessoas das fotos possuíam e definem quais sentimentos foram reprimidos anteriormente em você.

1 – Sádico

A primeira imagem mostra que você reprime experiências de autoridade, a necessidade de dominação e más intenções que foram parte da infância. Suas memórias guardam momentos na infância em que você ofendeu alguém ou humilhou. Atualmente, você é calmo e gosta de ajudar os outros. Quando não quer algo, cria obstáculos e é uma pessoa resistente.

2 – Epilético

Se você escolheu essa imagem, provavelmente reprimiu sua impulsividade, irritabilidade, explosões de raiva ou agressão quando menor.

A negação destes sentimentos tornou você uma pessoa calma e amiga, passando a impressão que está tudo dentro do controle e tem ótimo relacionamento com as pessoas.

3 – Catatônico

Se este homem foi sua escolha, é provável que você tenha reprimido o sentimento de hiperatividade quando criança. A negação deste sentimento fez você ter atualmente comportamentos mecânicos, se mostrando tímido e indiferente. Você tem dificuldades para se adaptar a novos ambientes e tem medo de perder o autocontrole, sempre obedecendo às regras de forma rígida.

4 – Esquizofrênico

Se a mulher esquizofrênica foi sua opção, quando criança, você reprimiu o sentimento de indiferença ou continua guardando situações ruins de seu passado. Apesar disso, você é amigável, gosta de conversar e ter alguém por perto, mas na verdade, se sente sozinho por dentro.

5 – Histérica

Você optou pela mulher com aparência cansada, isso significa que você reprime a necessidade de aprovação e de ser o centro das atenções. A negação o tornou humilde, mas, por trás dessa humildade, você continua a buscar a aprovação dos outros.

6 – Depressivo

Ao escolher o deprimido, talvez você se identifique com seus sentimentos. Você pode parecer sempre alegre, mas, por vezes, se sente melancólico. Isso se dá por ter reprimido seus sentimentos para ajudar os outros.

7 – Maníaco

Se este foi o rosto que lhe causou medo, provavelmente você tem emoções maiores que você mesmo. Ao negar tais emoções, você se torna o oposto do que carrega, detestando excessos em todos os sentidos.

8 – Transtorno Dissociativo de Identidade

Se este rosto assustou você, é capaz que você tenha reprimido alguns problemas quanto à sua identidade de gênero ou sexualidade. Por isso, você se autoafirma e possui traços fortes de foco. Autoafirmar uma personalidade é um processo psicológico que acontece através de aspectos sociais e pessoais.

Fonte(s): Ofigenno Imagens: Reprodução / Ofigenno

Jornal Ciência