Teste de Szondi: olhe para os rostos e escolha o que mais te assusta para revelar medos secretos que você carrega

de Redação Jornal Ciência 0

O psiquiatra e psicanalista húngaro Leopold Szondi desenvolveu em 1940, na Suíça, o chamado Teste Szondi, capaz de identificar quais os medos subconscientes de uma pessoa com base na simpatia ou aversão às fotos de pessoas com psicopatologias.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

A ideia parte de que aquilo que nos incomoda quando adultos, foram sentimentos reprimidos em nossa infância. O teste não tem o intuito identificar doenças psicológicas, e sim, medos e sentimentos reprimidos em determinadas personalidades. Para fazer o teste, basta escolher algum dos rostos abaixo, pensando em qual você não gostaria de encontrar na madrugada.

Lembre-se: o nome das patologias não é um diagnóstico. Os títulos se referem ao que as pessoas das fotos possuíam e definem quais sentimentos foram reprimidos anteriormente em você.

1 – Sádico

A primeira imagem mostra que você reprime experiências de autoridade, a necessidade de dominação e más intenções que foram parte da infância.

Suas memórias guardam momentos na infância em que você ofendeu alguém ou humilhou. Atualmente, você é calmo e gosta de ajudar os outros. Quando não quer algo, cria obstáculos e é uma pessoa resistente.

2 – Epilético

Se você escolheu essa imagem, provavelmente reprimiu sua impulsividade, irritabilidade, explosões de raiva ou agressão quando menor.

A negação destes sentimentos tornou você uma pessoa calma e amiga, passando a impressão que está tudo dentro do controle e tem ótimo relacionamento com as pessoas.

3 – Catatônico

Se este homem foi sua escolha, é provável que você tenha reprimido o sentimento de hiperatividade quando criança.

A negação deste sentimento fez você ter atualmente comportamentos mecânicos, se mostrando tímido e indiferente. Você tem dificuldades para se adaptar a novos ambientes e tem medo de perder o autocontrole, sempre obedecendo às regras de forma rígida.

4 – Esquizofrênico

Se a mulher esquizofrênica foi sua opção, quando criança, você reprimiu o sentimento de indiferença ou continua guardando situações ruins de seu passado. Apesar disso, você é amigável, gosta de conversar e ter alguém por perto, mas na verdade, se sente sozinho por dentro.

5 – Histérica

Você optou pela mulher com aparência cansada, isso significa que você reprime a necessidade de aprovação e de ser o centro das atenções. A negação o tornou humilde, mas, por trás dessa humildade, você continua a buscar a aprovação dos outros.

6 – Depressivo

Ao escolher o deprimido, talvez você se identifique com seus sentimentos. Você pode parecer sempre alegre, mas, por vezes, se sente melancólico. Isso se dá por ter reprimido seus sentimentos para ajudar os outros.

7 – Maníaco

Se este foi o rosto que lhe causou medo, provavelmente você tem emoções maiores que você mesmo. Ao negar tais emoções, você se torna o oposto do que carrega, detestando excessos em todos os sentidos.

8 – Transtorno Dissociativo de Identidade

Se este rosto assustou você, é capaz que você tenha reprimido alguns problemas quanto à sua identidade de gênero ou sexualidade. Por isso, você se autoafirma e possui traços fortes de foco. Autoafirmar uma personalidade é um processo psicológico que acontece através de aspectos sociais e pessoais.

Fonte(s): Ofigenno Imagens: Reprodução / Ofigenno

Jornal Ciência