Está sempre atrasado? A psicologia das pessoas que não conseguem “chegar na hora”

Você está sempre atrasado para seus compromissos? Descubra o que a Psicologia tem a dizer sobre isso!

de Julia Moretto 0

Algumas pessoas estão sempre atrasadas e você provavelmente conhece alguém que nunca aparece na hora combinada e, quando chega, inventa desculpa. Mas, talvez seja você quem tem o problema, e não importa quantos alarmes e lembretes você defina, é impossível chegar no horário marcado.

De acordo com o escritor de comportamento humano e conferencista Alfie Kohn, em um post sobre psicologia, hoje as pessoas não fornecem uma razão pelo atraso. Kohn sugere algumas razões pelas quais as pessoas podem chegar cronicamente mais tarde:

“Talvez pela atenção que recebem ao chegar ou talvez sejam muito ensimesmadas – ou seja, pessoas voltadas para si mesmas”, disse.   

No entanto, ele observa que isso não pode se aplicar aos que estão atrasados ​​para tudo. Por exemplo, as pessoas que perdem voos. “Talvez eles tenham uma tendência a perder-se em tudo e não descobrem que horas são até que seja tarde demais“, escreveu ele.

A maneira como estamos conectados para gerenciar o tempo pode ser a culpa. Um estudo de 2016 realizado pelos psicólogos Emily Waldun e Mark McDaniel da Universidade de Washington, analisou e descreveu como é a memória prospectiva baseada no tempo (TBPM).

Em um experimento, eles deram aos sujeitos um tempo definido para completar uma tarefa, com a vantagem de serem capazes de verificar um relógio. Ele foi criado de tal forma que os participantes provavelmente seriam pegos nas tarefas, como um quebra-cabeças, e estariam muito preocupados para verificar o tempo. 

A partir dos resultados, ficou claro que algumas pessoas eram melhores em estimar o tempo do que outros. Isso é semelhante a quando você se envolve em uma atividade como navegar pelo Instagram ou ler notícias.

Você pode estar em sua cama realizando estas tarefas cinco minutos antes de você precisa sair para o trabalho. No entanto, enquanto você acha que apenas cinco minutos se passaram, você poderia ter deixado passar 20 minutos.

De acordo com Susan Krauss Whitbourne, professora de ciências psicológicas e do cérebro na Universidade de Massachusetts Amherst, as pessoas que são boas em tarefas de TBPM parecem ser melhores em regular seu próprio comportamento. Ela escreveu em um post do blog sobre Psicologia, dizendo a importância de ser capaz de avaliar a quantidade de tempo que algo pode tomar. 

Estar sempre atrasado é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, podendo tornar-se um hábito crônico. Imagem: Reprodução / Xetobyte via deviantart.com

Por exemplo, você pode usar o Google Maps para estimar o tempo que leva para chegar a algum lugar, mas você não pode prever tudo o que ocorrerá ao longo do caminho, como uma conversa com alguém que você encontra ou o trem saindo adiantado. Whitbourne diz que os psicólogos freudianos acreditam que o atraso excessivo se resume a pessoas com tendências autodestrutivas, presas num ciclo de atraso e punindo-se por isso.

Kohn também argumenta que poderia simplesmente chegar a uma falta de autodisciplina, onde as pessoas acham impossível se afastar de uma atividade que estão desfrutando ou uma tarefa que acham que têm de completar.

A psicóloga e escritora Adoree Durayappah-Harrison explica em um post do blog sobre que para algumas pessoas, estar atrasado é apenas uma alternativa. Algumas pessoas simplesmente não gostam de sair cedo.

Às vezes essas pessoas podem se sentir estranhas ou desconfortáveis à espera. Há também uma outra maneira de olhar para essas pessoas.

Um artigo do New York Times sugere que o atraso consistente é impulsionado pelo otimismo – por exemplo, a capacidade de acreditar que uma viagem de 25 minutos demora apenas 10 minutos, se tudo correr a seu favor.

De qualquer maneira, há muitas razões que poderiam explicar por que as pessoas estão atrasadas o tempo todo. Se você é essa pessoa, pode ser capaz de sair do hábito – a menos que você não queira.

Jornal Ciência