Aprenda a identificar sinais de abuso sexual por meio dos desenhos de crianças

de Merelyn Cerqueira 0

Terapeutas, psicólogos e educadores costumam utilizar desenhos como uma forma de compreensão, especialmente com crianças, para que elas possam expressar o que aparentemente é impossível.

Por meio dos traços, estes profissionais conseguem identificar sinais de abuso ou negligência, bem como motivos para intervenção terapêutica. Estes sinais, por vezes muito claros, podem ser identificados até mesmo em avalições mais leigas, como você verá na lista de imagens abaixo. 

Os desenhos a seguir fazem parte do documentário “Els Monstres de Ca Meva” (Os Monstros da Minha Casa), baseado no testemunho de uma mãe de Mallorca, na Espanha.

Organizado em forma de animação, o curta, que foi premiado em 2010 pelo New York International Independent Film & Video Festival, um dos mais importantes do cinema independente, ganhou até mesmo uma exposição em Palma, na Espanha, acompanhada de uma conferência de especialistas em abuso infantil.

A amostra apresentou desenhos feitos por crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, que tiveram seus nomes verdadeiros preservados a fim de manter o anonimato.

1 – Andreu, 8 anos

desenhos-feitos-por-criancas_2

Abusado desde que tinha 4 anos por seu padrasto, Andreu desenhou a si mesmo com um rosto em pânico, evidenciando os botões da camisa e zíper das calças. Na imagem seguinte, ele expressou com cores a raiva que sentia, seguido da frase “a raiva que eu sinto por dentro”.

2 – Fernando, 13 anos

desenhos-feitos-por-criancas_1

Fernando sofreu com o abuso físico e psicológico de seu pai por anos. Agora, morando com a mãe, finalmente conseguiu reconstruir sua vida. Em seu desenho, ele ilustra o pai como um demônio dentro de um bar e sozinho, porque acredita que o resto das pessoas tem medo dele.

É possível ver que o homem está bebendo cervejas e exalando um forte cheiro de álcool. Ao lado também é possível notar a presença de máquinas caça-níqueis, o que pode indicar vício em álcool e jogos de azar.

3 – Elena, 6 anos

desenhos-feitos-por-criancas_3

Elena sofreu abusos e maus-tratos por parte de seu pai, e atualmente vive bem com sua avó. Seu desenho representa cenas de sexo, seguido da frase: “você se comportou muito mal”. Já a grande figura do desenho, sorridente e de aparência acolhedora, representa a avó, com quem se sente protegida.

4 – Sérgio, 15 anos

desenhos-feitos-por-criancas_11

Desde a infância e até a adolescência, Sérgio foi vítima de abuso psicológico e sexual por parte de seu pai. Em seu desenho, ele representa a si mesmo imobilizado numa cruz, incapaz de escapar das agressões do pai, que é representado na parte superior como um animal com garras.

Sérgio desenha o momento em que ele decidiu explicar que estava sofrendo abusos, e este momento é representado pelo círculo verde, um sinal de esperança verde.

Já o traço preto ele simboliza as dificuldades (sentimento de culpa, solidão e desespero). O desenho termina com uma espada vertical, que representa a descoberta de suas forças e desejo de uma vida melhor.

5 – Miriam, 9 anos

desenhos-feitos-por-criancas_12

Miriam sofreu abuso e negligência física e emocional. Sua mãe, que é imigrante, chegou a Espanha aos 15 anos de idade, já grávida. Em seu desenho ela criou uma família sem qualquer referência de adultos.

Embora pertença a uma minoria étnica, ela desenhou a si mesma e a família de uma maneira diferente, já que sofreu muito insultos de seus colegas devido à sua etnia. Na margem inferior esquerda, é possível ver que ela se sente muito solitária.

6 – David, 8 anos

desenhos-feitos-por-criancas_5

David sofreu abuso sexual e, portanto, desenhou seu agressor com olhos vermelhos e destacados, marcando especialmente a região genital. Ao lado dele escreveu palavras relacionadas ao abuso que sofreu.

7 – Javier, 6 anos

desenhos-feitos-por-criancas_13

Javier viveu em condições de risco desde os 4 anos, quando foi entregue a um centro juvenil. Seus pais estão separados e há sérios conflitos entre eles.

Enquanto o pai cumpriu um ano de prisão por violência doméstica contra a mãe, ela era viciada em metadona e atualmente está internada em um centro para pessoas com problemas de saúde mental.

Ambos enfrentaram acusações de abuso sexual contra Javier. Em seu desenho, o menino ilustrou um dia chuvoso, junto a um carro que parece estar sendo dirigido pelos pais. Em seguida, cria uma casa sem janelas, onde diz que seu pai e sua mãe vivem.

8 – Isabel, 8 anos

desenhos-feitos-por-criancas_6

Isabel sofreu abusos sexuais em âmbito familiar. Na parte inferior de seu desenho, ilustra seu agressor no momento em que estava abusando de seu corpo.

Ela explicou que desenhou a cadeira para que ficasse na mesma altura que ele, de modo que pudesse penetrá-la por trás. A menina então desenhou seu irmão no canto superior esquerdo, que estava a porta olhando tudo o que estava acontecendo.

9 – Irene, 5 anos

desenhos-feitos-por-criancas_14

Irene e seus irmãos foram vítimas de negligência física e emocional. Em seu desenho ela expressa as relações afetivas caóticas dentro da família. As duas primeiras figuras (irmã e mãe) mantêm um relacionamento muito ruim, uma vez que a genitora delega a ela a responsabilidade de cuidar das crianças. Nesta família, há suspeitas de abuso sexual, que possivelmente ocorreu com a filha mais velha.

10 – Joan, 8 anos

desenhos-feitos-por-criancas_15

Joan sofreu abuso sexual. Ele desenhou seu agressor em uma jaula, trancada com um cadeado. A chave está no canto superior direito do desenho, protegida por armadilhas para que ele não possa acessá-la.

11 – Marina, 5 anos

desenhos-feitos-por-criancas_7

Abusada desde os 4 anos pelo pai, ela desenhou o conteúdo dos filmes pornográficos que costumava assistir com ele. Marina disse que os personagens estavam sempre pelados e “fazendo bobagens”. O círculo na imagem representa o enquadramento da televisão.

12 – Ester, 9 anos

desenhos-feitos-por-criancas_8

Ester sofreu abuso sexual em âmbito familiar. Em seu desenho ela representou uma situação que enfrentou quando foi colocada no colo de seu abusador para que fosse penetrada por trás.

13 – Toni, 6 anos

desenhos-feitos-por-criancas_9

Toni também foi abusado sexualmente em casa. Quando pediram para que desenhasse seu abusador, ele o descreveu como “um monstro”, marcando bem a região genital e enfatizando um momento de ejaculação.

14 – Andrea, 10 anos

desenhos-feitos-por-criancas_10

Andrea, que também foi abusada sexualmente, ilustrou de maneira detalhada onde o seu abusador costumava lhe tocar e como ela deveria tocá-lo. Envergonhada de falar sobre o que aconteceu durante a terapia, ela respondia às perguntas no papel, escrevendo “sim” e “não”.

15 – Vitor, 7 anos

desenhos-feitos-por-criancas_4

Abusado pelo pai desde os 4 anos, Vitor desenhou o que ele costumava lhe pedir para fazer. A linha reta que passa da boca até a área genital representa sua própria língua.

Fonte: Quindrop

Jornal Ciência