Mulher injeta tinta no globo ocular e corre o risco futuro de ficar cega

de Julia Moretto 0

A ex-esteticista, Sara Night, de 32 anos, resolveu tatuar seus olhos, deixando púrpura a região originalmente branca. Ela diz que o procedimento drástico foi indolor e realizado com laser ocular. Ela já tinha quase 70 por cento do seu corpo coberto por tatuagens, além de uma bifurcação na língua.

A minha cor natural do olho é azul escuro, mas eu sempre costumava usar lentes de contato para mudar isso. Eu li sobre tatuagens no globo ocular e pensei que, artisticamente, elas pareciam incríveis”, conta Sara, moradora de Forest Gate, em Londres.

 mulher-injeta-tinta-no-globo-ocular

Levei muito tempo para tomar a decisão, mas estou feliz com ela. Os efeitos a longo prazo desse tipo de arte não são muito bem conhecidos”, comenta. “Eu não tenho ideia de como meu corpo vai reagir em 10 ou 20 anos, mas do meu ponto de vista, estamos no século 21 e as pessoas deveriam poder fazer o que quisessem com seus próprios corpos”, completou.

Sara conta que nunca se interessou por tatuagens. Porém, ao tornar-se tatuadora, ela começou a mudar seu corpo. Atualmente, ela tem os braços fechados, uma tatuagem no rosto e a língua bifurcada – que ela garante não ter afetado sua alimentação.

Embora ela acredite que sua tolerância à dor tenha diminuído ao longo dos anos, afirma que a tatuagem do globo ocular não foi mais do que um pequeno desconforto. O procedimento, que foi feito em um estúdio em Camden, norte de Londres, envolveu a injeção de tinta diretamente na camada superior de sua esclera – parte branca do olho. Ela foi avisada dos possíveis riscos – como cegueira permanente – antes de realizar o procedimento. “Foi realmente assustador, mas eu pensei ‘eu vim até aqui, não posso voltar atrás agora”, comentou. “Foi uma sensação estranha. Senti meu globo ocular muito frio, mas não doeu”. Agora, dependendo da iluminação, o branco de seus olhos é azul-arroxeado.

Se você colocar muita tinta, pode ser um problema. Eu já ouvi histórias de deslocamento de tinta, quando ela vai parar abaixo dos olhos, parecendo uma contusão. Eu não queria que isso acontecesse comigo”, contou.

mulher-injeta-tinta-no-globo-ocular_02

Felizmente, os olhos incomuns de Sara não geraram qualquer comentário negativo, embora o risco de cegueira no futuro não pode ser totalmente descartado, pois a técnica ainda é recente e não é conhecido os riscos da tinta dentro dos olhos ao longo de anos.

As pessoas ficam intrigadas e muitas vezes querem tirar fotografias. “Eu acho que as pessoas acreditam que é lente de contato. Elas ficam bastante impressionadas quando eu digo que é uma tatuagem”. “No início, minha mãe, implorou para eu não fazer isso, mas agora ela se acostumou. Ela só pediu que eu não fazer qualquer outra coisa no meu rosto”, completou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência