Saiba tudo sobre o eclipse solar total que acontecerá entre os dias 8 e 9 de março!

de Bruno Rizzato 0

Um eclipse total acontecerá entre os dias 8 e 9 de março, dando a muitas pessoas a oportunidade de presenciar o espetáculo da Lua estando exatamente entre o Sol e a Terra, causando uma enorme sombra que cobrirá parte de nosso planeta. “É possível perceber algo estranho com a luz do Sol quando o eclipse chega em sua totalidade. Seu entorno assume um certo brilho, mesmo que esteja durante o dia e o céu ainda esteja azul” diz Sarah Jaeggli, uma cientista espacial do Goddard Space Flight Centre da NASA.

Infelizmente, a maioria das pessoas da Terra não irá experimentar o efeito completo de um eclipse solar total, por conta da localização – incluindo o Brasil, infelizmente. Mas caso você esteja na Indonésia, Papua Nova Guiné, Bornéu, ou no meio do oceano Pacífico, a experiência poderá ser incrível.

O eclipse começará logo após as 16h (no horário de Brasília), sobre a Indonésia, e depois seguirá as próximas 3 horas a nordeste, para Bornéu e, em seguida, sobre o Oceano Pacífico. O lento caminho do eclipse solar total é conhecido como o “caminho da totalidade”, e vai cobrir uma área de apenas 14.162 km de comprimento e 156 km de largura em seu ponto mais largo. Cada local do caminho da totalidade vai experimentar a escuridão de 1,5 a 4 minutos.

Embora apenas as pessoas ao longo do limitado caminho de totalidade poderão ver o eclipse total, milhões de outras pessoas poderão ver algum grau de um eclipse solar parcial, principalmente na Ásia e no Pacífico, incluindo Havaí, Guam, e partes do Alasca. Um eclipse parcial também será visível ao longo do caminho da totalidade mais de uma hora antes e depois do eclipse total”, disse um comunicado da NASA.

A animação a seguir mostra o caminho provável que o eclipse da próxima semana irá seguir: 

Infelizmente, o Brasil não poderá desfrutar do fenômeno, mas caso você ainda queira ver esse acontecimento, o portal Gizmodo recomenda verificar as transmissões ao vivo que serão feitas do fenômeno. O portal Micronesia irá realizar um streaming, assim como o site do Solar Dynamics Laboratory, da NASA. 

O próximo eclipse solar total deve ocorrer no dia 21 de agosto de 2017, sendo o primeiro visível a partir do Estados Unidos desde 1979, de locais que vão desde a Costa Leste à Costa Oeste. A última vez que isso aconteceu foi durante o eclipse total de 08 de junho de 1918.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência