Conheça 5 razões para você não utilizar o WhatsApp GB; entenda os riscos

de Redação Jornal Ciência 0

O WhatsApp GB é um aplicativo com proposta interessante: permitir personalizar o WhatsApp tradicional com ferramentas que não existem na versão original. Mas, poucos entendem que este app é uma versão não oficial e pode banir a sua conta.

Se você usa o WhatsApp GB, o melhor conselho dos especialistas é desinstalá-lo e voltar a usar a versão oficial do WhatsApp, para evitar estar exposto a possíveis ataques de malwares, exposição de dados e problemas com a privacidade. 

Abaixo você confere uma série de razões para evitar usar o WhatsApp GB — sendo uma versão “paralela” do famoso WhatsApp.

5 – Ele não está nas lojas de apps oficiais

O aplicativo WhatsApp GB para Android só pode ser instalado por meio de APK e não está disponível em nenhuma loja de aplicativos, incluindo a Google Play Store ou a Amazon App Store (que não é uma loja oficial do Google, mas é confiável).

APK é um formato usado em aplicativos ausentes na loja de apps da Google. Isso acontece com aplicativos não oficiais, ainda em versão beta ou desenvolvidos por empresas não certificadas, não passando pelo crivo de análise da Google Play Store.

Quando você baixa um app pelas lojas oficiais, está mais seguro porque vários critérios foram cumpridos. Quando você baixa de forma não oficial, esse processo pode deixar seu celular vulnerável e abre brechas para instalar malwares e spywares, já que você autoriza a instalação de um app de fontes desconhecidas.

4 – Versão não oficial do WhatsApp

O WhatsApp tem uma orientação bastante clara em relação ao seu uso: é proibido usar aplicativos não oficiais. Aqueles que utilizam as versões paralelas estão violando os termos de uso do aplicativo e podem ter sua conta temporariamente suspensa.

Além disso, ao usar versões paralelas, o WhatsApp não pode ser responsabilizado por qualquer problema que possa surgir, como golpes, fraudes ou violações dos seus direitos. Sendo assim, você não tem direito de recorrer à justiça.

3 – Privacidade ameaçada

Se você pretende utilizar o WhatsApp GB como substituto do WhatsApp, é necessário permitir o acesso a diversos recursos do seu dispositivo, tais como o microfone, câmera e arquivos armazenados na galeria. Ao proceder dessa forma, você fornece dados pessoais para um aplicativo de origem desconhecida e sem uma política de privacidade específica, o que é extremamente arriscado.

2 – Você não usa a criptografia do WhatsApp

O WhatsApp garante criptografia para todas as conversas, mas isso não significa que o recurso esteja presente no aplicativo não oficial. Sem essa garantia, as suas conversas podem ficar expostas e dados serem vazados, já que a garantia de conversas criptografadas está, somente, ao usar o aplicativo oficial.

1 – Ser banido do WhatsApp

O barato pode sair caro: quem ainda usa o WhatsApp GB pode ter a conta banida. Em 2021, o Canaltech consultou o WhatsApp sobre o assunto e obteve a seguinte resposta: 

“Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”.

Na página oficial de suporte ao WhatsApp, de propriedade da empresa Meta, a companhia ainda informa que não há nenhuma garantia de que dados, localização, mensagens e arquivos permanecerão sigilosos e seguros ao usar um aplicativo não oficial — retirando da empresa qualquer responsabilidade caso ocorra um crime.

Geralmente, o cancelamento é temporário e é possível reabrir a conta quando o tempo decorrido zerar. Depois, instale apenas a versão oficial do WhatsApp. 

Fonte(s): Canal Tech / Linkedin Imagem de Capa: Reprodução / Seletronic Foto(s): Reprodução / Linkedin

Jornal Ciência