Que papelão! Alunos fazem prova com caixas na cabeça para não colar

de Otto Valverde 0

Uma escola na Índia resolveu “apelar” para métodos mais drásticos buscando evitar a famosa “cola”.

As imagens foram parar nas redes sociais e, principalmente no Facebook, tornou-se viral em pouquíssimo tempo.

O assunto virou manchete dos principais jornais do mundo pela ousadia da escola em obrigar os alunos a usarem as caixas de papelão.

A Bhagat Pre-University College, situada na cidade de Haveri, no estado de Karnataka, sul do país, disse que implementou o sistema recentemente, de acordo com declaração do diretor à imprensa local.

As caixas de papelão tinham apenas um pequeno furo, evitando assim que os alunos olhassem para os lados. Um funcionário da escola teria sido o responsável pelas fotos vazadas na web.

Após ganhar repercussão internacional, o Ministro da Educação da Índia disse que o ato “era absolutamente inaceitável e ninguém tem o direito de tratar os outros como animais”, em uma nota oficial.

Após a pressão do ministro e de outras autoridades, a escola pediu desculpas públicas e lamentou o ocorrido.

O diretor e outros funcionários ainda disseram que a intenção não era constranger os alunos, mas dar apenas uma opção de honestidade durante as provas.


Ninguém foi obrigado a nada. Você pode ver na foto que alguns estudantes não estavam usando a caixa de papelão na cabeça”, disse um funcionário que não quis se identificar.


Ele também comentou de forma anônima que, após uma hora com as caixas, os alunos puderam retirá-la.

SC Peerjade, vice-diretor do Conselho de Educação Pré-Universitária da cidade, ao tomar ciência do fato, foi imediatamente à direção da escola e ordenou que a prática fosse interrompida.

Jornal Ciência