Filariose Ocular: vídeo mostra parasita de 15 cm sendo retirado de olho de paciente

de Redação Jornal Ciência 0

A parasitologia é uma das áreas mais interessantes no ramo das disciplinas que abordam profissões relacionadas à saúde. Em imagens de revirar o estômago, médicos encontraram um verme se contorcendo dentro do olho de um homem. 

O paciente, que não foi identificado para preservar sua imagem, é da Índia e se queixou de sentir, por algumas semanas, um tipo de coceira nos olhos, e resolveu buscar ajuda médica.

Os médicos ficaram perplexos quando observaram que a simples “coceira” era, na verdade, um parasita com mais de 15 cm, contorcendo-se no globo ocular do paciente. 

Testes revelaram que o homem, de 60 anos, da cidade de Karnataka – estado localizado no sudoeste do país – tinha vermes localizados não somente no olho, mas também no sangue e em outras partes do corpo.

O paciente buscou ajuda no New Medical Center, na cidade de Kundapur. A equipe médica não emitiu nota para explicar como o verme conseguiu ficar alojado e atingir o olho.

Apesar disso, acredita-se que um dos motivos seja a quantidade de parasitas presente no corpo do paciente, que pode ter gerado maior probabilidade do verme atingir locais improváveis, como os olhos por exemplo.

O termo clínico para vermes nos olhos é Filariose Ocular e, em geral, é transmitida por picadas de mosquitos. Estudos oficiais mostram que 120 milhões de pessoas são infectadas com o mesmo verme na África Central, América do Sul e Ásia. Apesar de ser raro encontrá-los nos olhos, é possível detectá-lo no sangue de forma mais corriqueira.

Segundo o Dr. Srikanth Shetty, responsável pelo tratamento e diagnóstico, o verme é da espécie Wuchereria bancrofti – um nematódeo que tem como habitat natural o sistema circulatório e vasos linfáticos em hospedeiros adultos, como o ser humano. Ele causa a Filariose Linfática. 

Verme da espécie Wuchereria bancrofti, causador da Filariose Linfática. Foto: Divulgação.

O Dr. Srikanth Shetty informou ainda que o verme tinha potencial para deixar o paciente permanentemente cego ou ter graves lesões oculares se não tivesse sido removido imediatamente.

“O desafio era retirar o verme completamente vivo, sem arrancar pedaços, porque isso poderia gerar complicações e infecções”, comentou. 

Retirar o verme é um processo cirúrgico complicado, pois ele se mexe com muita intensidade. Apesar das imagens fortes, o registro foi compartilhado por milhares de pessoas. Confira o vídeo abaixo:

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência