Médicos removem faca, 8 colheres, escovas de dente, chaves de fenda e uma barra de metal do estômago de um homem

de Merelyn Cerqueira 0

Médicos na Índia ficaram chocados após descobrir oito colheres, uma faca, duas escovas de dente, duas chaves de fenda e uma barra de metal dentro do estômago de um indiano.

O hábito, associado a um distúrbio psiquiátrico chamado Síndrome de PICA, fez com que um dos objetos (faca) perfurasse seu estômago.

Queixando-se de uma dor insuportável, resolveu procurar ajuda médica, de modo que precisou passar por uma cirurgia de emergência.

O homem foi encaminhado ao Hospital Lal Bahadur Shastri em Mandi, estado de Himachal Pradesh, para descobrir o que exatamente estava lhe causando dores.

Quando um exame de raios-X foi realizado, os médicos ficaram perplexos ao descobrir o objeto, e mais confusos ainda pelo fato de o paciente afirmou não estar ciente sobre o que havia engolido. A operação, que durou cerca de três horas, foi realizada em urgência, a fim de se evitar maiores danos.

Já podíamos ver a ponta da faca saindo de dentro do estômago dele. Havia uma faca, oito colheres, duas chaves de fenda e duas escovas de dente dentro, enquanto continuávamos a operar seu estômago”, disse um dos médicos.

Segundo ele, uma pequena barra de metal em formato cilíndrico também foi encontrada. De acordo com a imprensa local, ele foi tratado e agora está sendo cuidado pela família.

Embora um diagnóstico formal psiquiátrico não tenha sido fornecido, é provável que ele sofra de PICA (alotriofagia), uma forma de distúrbio alimentar em que a pessoa não consegue evitar comer objetos que não sejam alimentos.

É comum portadores de alotriofagia comerem terra, pedras, vidro, plástico, madeira, ferro, etc, e quase sempre dizem ter um sabor irresistível. A doença causa vergonha e isolamento social pela falta de compreensão de parentes e amigos, o que leva o paciente, muitas vezes, a esconder completamente o que está passando.

Frequentemente ocorre em conjunto a distúrbios mentais que prejudicam o funcionamento do cérebro, como o autismo ou esquizofrenia

Segundo o National Eating Disorders Associations, a prevalência da alotriofagia não é conhecida, mas é provável que seja mais prevalente em países em desenvolvimento – embora não tenha uma explicação para o motivo.

Fonte: Daily Mail

Jornal Ciência