Um grande cilindro de metal caiu na propriedade de uma empresa de mineração em Kachin, na Birmânia (ou Myanmar). Os especialistas acreditam que o objeto possa ser de um satélite ou aeronave chinesa.

Ao mesmo tempo, outra peça metálica menor com escrita chinesa atravessou o telhado de uma casa na aldeia vizinha de Hmaw His Zar, mas felizmente ninguém ficou ferido. O objeto media 4,5 metros de comprimento e pouco mais de um metro de diâmetro. “Os objetos metálicos são considerados parte de um satélite ou as peças do motor de um avião ou míssil“, escreveu o New Global Light, acrescentando que as autoridades ainda estavam tentando confirmar sua origem.

pedacos-misteiosos-de-foguete_02
O objeto em forma de barril caiu na propriedade de uma empresa de mineração de jade no município de Kachin, estado de Hpakant na quarta-feira

As imagens circularam nas mídias sociais e mostraram pedaços do equipamentos tecnológicos e a fiação ligada ao interior do grande cilindro. Os moradores relataram ter ouvido um estrondo antes que o pedaço de metal caísse – de uma altura de cerca de 50 metros. “Estávamos todos com medo que ocorresse uma explosão”, disse o morador Ko Maung Myo ao Myanmar Times. Os acontecimentos apareceram na mídia no mesmo dia que a China informou que Pequim tinha recentemente lançado um satélite no espaço. “A explosão fez tremer as nossas casas. Vimos a fumaça da nossa aldeia“, completou o morador. 

Na semana passada, a China apresentou na frente de milhares de espectadores, o satélite Shijian-17 de propulsão iônica para uma órbita geoestacionária. O foguete da China é capaz de transportar 25 toneladas de carga útil em órbita terrestre e 14 toneladas para a órbita mais distante de transferência geoestacionária. “Ainda não pôde ser confirmado se o lançamento do satélite e os objetos de metal encontrados no estado de Kachin possuem alguma relação“, disse o New Global Light

pedacos-misteiosos-de-foguete_03
Outro pequeno pedaço de metal com escrita chinesa caiu sob o telhado de uma casa na aldeia vizinha de Hmaw His Zar, estado de Myanmar.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência