Edifício de 26 andares surge na China e outros serão construídos; não são apartamentos ou presídios

Apesar da aparência de penitenciária, os edifícios fazem parte dos esforços de Pequim para tornar-se mais competitivo no mercado internacional na criação em massa de animais

de Redação Jornal Ciência 0

Em uma vila rural, no centro da China, uma torre gigante de 26 andares, surge. Apesar da aparência de penitenciária ou apartamentos, trata-se de criadouros de suínos: as primeiras leitoas chegaram no final de setembro do ano passado.

Dezenas de leitoas foram levadas para seus andares através de elevadores industriais impressionantes — onde irão residir em suas pequenas celas, da inseminação até a maturidade.

Para a China, o consumo de carne suína é extremamente importante e o país possui escassez de terras agrícolas, deixando a produção de alimentos e carne em atraso, quando comparado com outros países.

Agora, os edifícios de concreto com aparência pouco amistosa, serão vistos por toda a China, tão altos que são facilmente avistados, mesmo sendo construídos em locais rurais, de acordo com informações do jornal The New York Times.

Os locais são fortemente monitorados por câmeras e cada andar funciona como uma fase de vida da jovem leitoa: uma área para porcas prenhes, outra para as que pariram, outra para aleitamento dos leitões e outro andar para serem engordados o mais rápido possível.

A ração é enviada por uma esteira onde é armazenada em tanques gigantescos que liberam para todos os andares até 500.000 kg de comida por dia, distribuindo para as “celas” de acordo com a fase de vida, peso e saúde, tudo de forma automática.

Este edifício das imagens localiza-se nos arredores de Ezhou, cidade ao sul do rio Yangtze. É aclamado como sendo a maior fazenda autônoma do mundo de suínos.

Uma segunda fazenda está sendo construída ao lado da primeira e ficará pronta para os próximos meses. Mas, os planos são para que diversas outras sejam levantadas.

A primeira fase de operação desta fazenda vertical começou em outubro de 2022, mas somente agora atingiu sua capacidade total, com previsão de criar para abate mais de 1.200.000 porcos por ano.

Para a China, a carne suína é a mais importante. Durante décadas, foi e é tradição de famílias rurais criarem porcos para obter carne, além de usarem as fezes para a agricultura.

Não somente isso. O porco tem símbolo de prosperidade para os chineses e, historicamente, a carne de porco era tão desejada que era servida apenas em ocasiões muito especiais.

A China é o país que mais come carne de porco no mundo, consumindo metade de toda a produção mundial de suínos. O país possui até uma “reserva” de carne suína para momentos estratégicos, para estabilizar os preços e controlar a inflação.

O país está tentando deixar de lado a produção caseira de porcos e investir na produção industrial, em altíssima escala. Nos últimos anos, dezenas de fazendas industriais surgiram — tentativa de Pequim em fechar a lacuna de importar de outros países suas reais necessidades de consumo.

“A atual criação de porcos da China ainda está décadas atrás das nações mais avançadas. Isso nos dá espaço para melhorias para recuperar o atraso”, disse, Zhuge Wenda, presidente de uma indústria de cimento que construiu a fazenda vertical, em entrevista ao The New York Times.

Mesmo após 60 anos da grande crise de alimentos que matou de fome dezenas de milhões de pessoas, o país está atrás de boa parte do planeta na produção de comida, sendo o maior importador do mundo, incluindo de soja que é usada para fabricar ração.

Com o passar dos anos, agricultores deixaram as fazendas e foram viver nas cidades. As propriedades que produziam até 500 porcos por ano, vendidos ao governo, caíram 75% nos últimos anos, forçando a criação de fazendas gigantescas de suínos.

Agora, o cenário parece ter ganhado mais importância e proporção, com estas estruturas que nenhum país do mundo teve ousadia em fazer.

Em breve, veremos prédios de 26 andares espalhados pelo país, criando porcos como em uma grande linha de produção industrial.

A ambição chinesa é grande e quando se trata da carne suína, essa ambição parece ter adquirido um novo patamar.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Fonte(s): New York Times Imagem de Capa: Reprodução / The New York Times Foto(s): Reprodução / Gilles Sabrié via The New York Times

Jornal Ciência