Canadá enfrenta crise causada por porcos híbridos “inteligentes” que ocupam mais de 750.000 km quadrados

de OTTO HESENDORFF 0

Porcos híbridos, uma combinação genética de javalis selvagens e porcos domésticos, foram introduzidos em fazendas canadenses há cerca de 30 anos para diversificar a produção pecuária.

Nas últimas três décadas, esses animais escaparam e se multiplicaram descontroladamente, tornando-se os mamíferos invasores mais notórios do Canadá.

Introduzidos na América do Norte por colonizadores europeus no século XVI, eles foram trazidos para caça esportiva e, com o tempo, soltos na natureza.

O problema se agravou no final dos anos 1980 e início dos anos 90, quando os agricultores canadenses começaram a domesticar híbridos de javalis para diversificar da produção de gado.

Inspirados pela Europa, eles cruzavam machos de javalis com porcas domésticas, buscando criar um “porco da Idade do Ferro” com características semelhantes aos primeiros animais domesticados pelos humanos.

Os porcos resultantes eram notáveis: considerados muito “inteligentes”, de grande porte, supostamente com carne mais saborosa e bem adaptados aos rigorosos invernos canadenses.

Com a queda do mercado para carnes exóticas, muitos híbridos foram soltos na natureza. Outros escaparam, utilizando táticas de fuga em grupo e seus sentidos aguçados.

Estes animais tornaram-se uma espécie invasora, afetando a fauna nativa e destruindo a vegetação. Além disso, são hospedeiros de mais de 30 patógenos virais e bacterianos, além de mais de 37 espécies de parasitas, representando um risco para a saúde humana e animal.

Um estudo de 2019 revelou que a população de porcos selvagens no Canadá cresce 9% ao ano, ocupando uma área de mais de 750.000 quilômetros quadrados e aumentando cerca de 88.000 quilômetros quadrados anualmente.

“Os porcos selvagens são desastres ecológicos ambulantes. Eles são procriadores prolíficos, tornando-os uma espécie invasora extremamente bem-sucedida. A crescente população de porcos selvagens não é um desastre ecológico esperando para acontecer — já está acontecendo”, afirmou Ruth Aschim, autora do estudo.

Megan Evans, do Conselho de Espécies Invasoras, alertou em 2021 sobre a inteligência desses animais: “Eles aprendem a evitar humanos após experiências de caça, tornando-se noturnos e dispersos. São animais muito inteligentes, e ensinam esses comportamentos a seus descendentes.

O problema dos porcos no Canadá é parte de uma questão global. Um relatório recente estimou a existência de mais de 37.000 espécies invasoras em todo o mundo, com 200 novas registradas a cada ano, representando perigos significativos à vida selvagem, saúde humana e segurança alimentar.

Como no caso dos porcos selvagens do Canadá, muitas dessas situações não têm soluções fáceis. 

Fonte(s): IFLScience Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais / Ontario Grain Farmer Magazine

Jornal Ciência