Canadá: mais de 230 mortes após calor recorde de quase 50 ºC

Centenas de pessoas não resistiram após o país atingir temperaturas inéditas em uma intensa onda de calor

de Redação Jornal Ciência 0

Ao menos 233 mortes foram registradas após ondas de calor que estão devastando a Colúmbia Britânica, uma província do Canadá, desde a última sexta-feira (25/06).

O recorde ocorreu na última terça-feira (29/06) na cidade de Lytton, onde os termômetros alcançaram inacreditáveis 49,5 ºC — uma temperatura jamais registrada no país.

Em entrevista ao jornal The Washington Post, a legista-chefe da cidade afirmou que o serviço de emergência está recebendo inúmeras ligações e alertas de pessoas com mortes súbitas dentro de suas residências.

“Desde o início da onda de calor, no fim da semana passada, o Serviço de Legistas da Colúmbia Britânica tem registrado um aumento significativo nas mortes reportadas, com a suspeita de que o calor extremo contribuiu”, disse Lisa Lapointe.

O recorde de 49,5 ºC veio após os dias anteriores registrarem 46,5 ºC e 47,5 ºC, respectivamente.

A cidade precisou abrir centros de resfriamento de emergência para ajudar a dissipar o calor corporal. Na cidade de Vancouver, várias fontes de nebulização nos parques foram instaladas para ajudar a refrescar.

Assim como o Canadá, os Estados Unidos também estão enfrentando ondas impressionantes de calor, e os cientistas alertam que esta será a temporada com as mais altas temperaturas da história desta região do Pacífico.

Nos supermercados e lojas especializadas, há falta de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. O governou suspendeu aulas e até campanhas de vacinação para evitar que as pessoas saiam de casa.

Fonte(s): Portal R7  / The Washington Post Imagens: Reprodução / Shutterstock

Jornal Ciência