Calor extremo mata mais de 700 morcegos gigantes na Austrália

de Merelyn Cerqueira 0

Mais de 700 exemplares da raposa-voadora de cabeça cinzenta, uma espécie de morcego gigante cientificamente conhecida como Pteropus poliocephalus, morreram recentemente em partes do sul da Austrália e Nova Gales do Sul, de acordo com a Wildlife Aid Inc.

 

O incidente ocorreu devido às altas temperaturas que tomaram a região. Uma das áreas mais afetada foi Singleton, em Nova Gales do Sul, onde as temperaturas atingiram 47° C no último final de semana. O número exato de mortes ainda não é conhecido, e espera-se que aumente ainda mais.

 

As mortes deixaram funcionários responsáveis pela vida selvagem com o desconfortável trabalho de recolher os corpos, sendo que alguns estavam estranhamente pendurados de cabeça para baixo em árvores. Além das altas temperaturas, parte do problema é que os morcegos foram deslocados de seu habitat natural ao longo das últimas décadas. Logo, acabaram se mudando para áreas suburbanas e residenciais, onde há menos sombra natural. Ano passado, a cidade de Batemans Bay, também em Nova Gales do Sul, foi invadida por centenas de milhares dessas raposas-voadoras.

 

Segundo Jaala Preslan, coordenadora da Wildlife Aid Inc., até certo ponto, a migração é um evento natural, embora tenham escolhido um ambiente com perturbação humana. “Em um habitat natural, eles encontrariam sombra, onde seriam capazes de se pendurar de cabeça para baixo”, disse em entrevista à Australia 9NewsO Pteropus poliocephalus é uma espécie de morcego gigante que pode atingir uma envergadura de até um metro de comprimento. Embora sejam nativos da costa leste da Austrália, gradualmente estão se mudando para o oeste.

 

Eles desempenham um papel crucial para a polinização e dispersão de sementes de muitas plantas e árvores. No entanto, uma vez que o estado do animal é considerado vulnerável, ambientalistas e conservacionistas estão cada vez mais preocupados com a queda no número de populações. Esses morcegos também carregam uma série de doenças com consequências mortais para os seres humanos, incluindo o vírus Hendra (Henipavirus), lyssavirus australiano e raiva. Logo, todas as pessoas são alertadas a não os tocar, a menos que saibam exatamente o que estão fazendo. Dados meteorológicos indicam que, felizmente, as temperaturas ficarão mais amenas nas próximas semanas.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência