Moradores de uma pequena cidade do Canadá, chamada Onoway, em Alberta, ficaram chocados ao descobrir que a água que fluía de suas torneiras estava cor-de-rosa.
O problema, de acordo com o Daily Mail, foi atribuído a uma válvula defeituosa, que permitiu o vazamento de potássio para dentro do reservatório.
O incidente afetou quase 1.000 residências, que reportaram o incidente por meio de vídeos e fotografias na internet.
O prefeito Dale Krasnow, por outro lado, tranquilizou os moradores afirmando que embora estranha, a água não apresentava riscos para a saúde pública e era segura.
“Ainda estamos avaliando o que exatamente aconteceu, mas tudo indica que uma válvula pode ter emperrado, permitindo que o permanganato de potássio entrasse no reservatório e consequentemente no sistema de distribuição da cidade”, explicou ele.
O permanganato de potássio, também conhecido como sal de potássio (KMnO4), é um produto químico inorgânico comumente utilizado para tratar água potável.
De acordo com o Yahoo Canada, o produto serve apenas para remover os odores de ferro e enxofre da água, bem como ser utilizado como um desinfetante semelhante ao cloro.
Apesar das autoridades insistirem que a ocorrência era segura, algumas pessoas não se mostraram dispostas a arriscar beber a água cor de rosa.
O prefeito Krasnow pediu desculpas à população e informou que funcionários ambientais de Alberta iriam fazer uma visita à cidade para ajudar a corrigir o problema.
Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail