Astrônomo canadense afirma ter calculado a massa completa da Via Láctea e o valor é assustador!

de Merelyn Cerqueira 0

Compreender os maiores valores terrestres é um dos desafios dos seres humanos. Por exemplo, qual seria o valor de toda a dívida do mundo? Ou até mesmo, qual o número exato de células existentes no corpo humano? Qual a massa de uma galáxia inteira?

Contudo, um astrônomo canadense, Gwendolyn Eadie, pesquisador PhD na Universidade de McMaster, afirmou ter a resposta para essa última pergunta. Através de complexos cálculos ele descobriu um número preciso para a massa da Via Láctea, e é de 700 bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Entretanto, escrever esse número poderia levar um certo tempo. Isso porque, a massa do Sol, em quilogramas, seria seguida de 30 zeros – mais precisamente 2 nonilhões de quilos, com mais alguns zeros que seriam necessários para uma boa medição.

Para chegar a esse valor, o astrônomo teve de reunir uma série de valores aproximados de estrelas, planetas, luas e outros objetos visíveis na galáxia, bem como poeira e matéria escura.

Para a matéria escura, o cientista teve de descobrir como ela interage com os objetos observáveis, observando a influência gravitacional da matéria sobre eles. Já para os grupos de estrelas, através de uma técnica chamada ‘aglomerados globulares’ (GCs), ele foi capaz de usar das posições e velocidades dos agrupamentos (mesmo quando não eram totalmente conhecidos) e que são afetados pela gravidade da galáxia – que por si só é influenciada pela quantidade de matéria escura. A partir daí ele pode começar a trabalhar um valor preciso para a gigantesca massa da galáxia.

Os resultados foram publicados na Astrophysical Journal e, recentemente, apresentados a Sociedade Astronômica Canadense.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência