China tem primeira morte humana no mundo por gripe aviária (H3N8) confirmada pela OMS

A vítima da gripe era do sul da China e tinha 56 anos. A OMS diz que o país registrou 3 casos desde 2022, mas afirma que a cepa parece não se espalhar facilmente entre humanos

de Redação Jornal Ciência 0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou a primeira morte humana documentada pelo vírus da gripe aviária H3N8, que matou uma mulher na China.

O vírus H3N8 é conhecido por estar “circulando” desde 2002, após aparecer inicialmente em aves aquáticas norte-americanas, de acordo com informações do jornal britânico The Guardian.

Desde então, foram relatados casos em outras aves, focas, cães e cavalos infectados, mas de forma esporádica e pontual nesses animais.

Antes do aparecimento de 2 casos humanos não fatais em abril e maio de 2022, ambos na China, esta cepa não tinha sido registrada infectando nenhuma pessoa, até então.

A vítima é uma mulher de 56 anos, da província de Guangdong. A OMS disse que ela ficou doente em 22 de fevereiro, foi hospitalizada em 3 de março por pneumonia aguda, e faleceu em 16 de março, mas só agora o caso foi confirmado e divulgado oficialmente pela agência.

Os problemas de saúde subjacentes à paciente eram numerosos. Antes do início da doença, ela já havia sido exposta a galinhas domésticas vivas e aves selvagens, perto de sua residência, de acordo com afirmação da OMS à imprensa na última terça-feira (11/04).

Quando a OMS emitiu os dados, complementou dizendo que “nenhum contato próximo da vítima” havia contraído a infecção ou apresentado indícios de sintomas causado pelo vírus H3N8.

A OMS declarou que, embora a exposição a um mercado de aves vivas possa ter sido a fonte do contato com o vírus, “ainda não está claro qual é a fonte exata desta infecção e como este vírus está relacionado a outros vírus da gripe aviária H3N8 que circula nos animais”.

A OMS pediu ainda que mais pesquisas sejam feitas, tanto em animais como em humanos, para compreender a dinâmica da doença, do vírus e da infecção.

Casos anteriores

Uma das 2 ocorrências do ano passado ficou gravemente doente, mas a outra apenas experimentou sintomas leves. De acordo com a OMS, ambos os casos, muito provavelmente, contraíram o vírus através do contato direto ou indireto com animais infectados.

De acordo com a organização, “parece que este vírus não tem a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa”.

Como resultado, “o risco de sua propagação entre humanos a nível nacional, regional e internacional é considerado baixo”, salientou.

A OMS enfatiza ainda a importância da vigilância global para detectar mudanças virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus de gripes diversas que podem prejudicar a saúde humana (ou animal) devido à natureza contínua de evolução, mutação e adaptação que sofrem.

A maioria dos casos humanos de gripe aviária é causada pelo contato direto ou indireto com aves vivas ou mortas infectadas (domésticas ou selvagens), ambientes contaminados, ou ambos.

De acordo com a OMS, as infecções de gripe animal podem causar doenças que vão desde conjuntivite ou pequenos sintomas semelhantes aos da gripe comum humana até doenças respiratórias agudas graves ou mesmo a morte.

Fonte(s): The Guardian / India Today Imagem de Capa: Reprodução / MercoPress Foto(s): Reprodução / Research Outreach / Research Outreach

Jornal Ciência