“Não toquem em estrangeiros”: China cria polêmica ao dar recomendação contra varíola dos macacos

A recomendação pegou muitas pessoas de surpresa e criou polêmica na maior rede social do país, a Weibo, obrigando o governo a desativar os comentários

de Redação Jornal Ciência 0

De acordo com informações da agência alemã de notícias, Deutsche Welle e de diversos veículos asiáticos de mídia, essa foi a recomendação das autoridades de saúde da China.

Os epidemiologistas chineses pedem que os cidadãos evitem qualquer contato físico com qualquer estrangeiro. Segundo a mídia asiática, a orientação foi encarada como “absurda” e houve ridicularização das medidas nas redes sociais por não existir base científica que justifique tal ação.

Na última sexta-feira (16/09), surgiu o primeiro caso de varíola dos macacos no país, em um paciente que viajou do exterior para Chongqing, sul da China.

Após isso, o chefe de epidemiologia do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, Wu Zunyou, foi no sábado (17/09), publicar na conta oficial da Weibo — rede social chinesa com mais de 500 milhões de usuários, parecida com o Twitter, só que censurada — dar 5 dicas de como evitar a varíola dos macacos.

A primeira dica da lista era não tocar em estrangeiros, não ter contato direto, pele a pele. Logo após a recomendação polêmica, as redes sociais foram inundadas com acusações contra o governo chinês, ridicularizando a medida, chamando-a de “racista e discriminatória”.

A publicação com as recomendações foi compartilhada nas mais diversas mídias sociais e meios de comunicação do governo, ao longo de todo o fim de semana, mas as reações negativas extremas obrigaram o governo a desativar os comentários nas postagens.

De acordo com o South China Morning Post, de Hong Kong, automaticamente as recomendações foram encaradas como racistas e com visível cunho discriminatório.

Isso teve reação por parte da população que está cansada e mentalmente abalada com as intermináveis medidas de isolamento impostas pela China nas últimas semanas, na tentativa de controlar casos de Covid-19 em algumas cidades do país.

“No início da pandemia, alguns amigos estrangeiros usaram as mídias sociais para dizer a todos que nós chineses não somos um vírus”, dizia um usuário em um dos comentários na Weibo com a maior quantidade de curtidas, respondendo ao post com as medidas oficiais.

Outros acrescentaram que a recomendação era extremamente inadequada e que os chineses não deveriam se calar, quando muitos estrangeiros já enfrentam discriminação no país.

“Não é necessário rejeitar todos os estrangeiros ou imigrantes, já que a maioria das pessoas não é suscetível à varíola dos macacos”, disse um especialista em doenças infecciosas ao portal de notícias Yicai, de acordo com a DW.

Fonte(s): Bio Bio / BBC Imagens: Reprodução / Express UK

Jornal Ciência