Fora de controle? Mundo ultrapassa 600 casos de varíola dos macacos; Brasil tem 3 casos suspeitos

de Redação Jornal Ciência 0

De acordo com informações da Global Health, um grupo que reúne os mais renomados pesquisadores das grandes universidades de Harvard e Oxford, o mundo já ultrapassou os 600 casos confirmados de varíola dos macacos.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Os dados oficiais mostram que 29 países enfrentam a doença, sendo que a Inglaterra está no topo da lista, seguido de Espanha e Portugal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a afirmar, em coletiva à imprensa, que acreditava que a varíola dos macacos poderia estar circulando por diversos países sem ser detectada — aumentando o temor de possível descontrole ou epidemia.

A OMS disse que “um único caso de varíola dos macacos em um país não endêmico é considerado um surto”. A agência ainda não conseguiu entender e relacionar os casos que estão ocorrendo fora dos países africanos onde a doença é endêmica.

Na última segunda-feira (30/05), o Ministério da Saúde foi notificado que existem 3 suspeitas de casos de varíola dos macacos no Brasil; em Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde informou ainda que os pacientes estão completamente isolados e em recuperação e aguarda os resultados dos exames laboratoriais para saber confirmar ou descartar as suspeitas.

Uma Sala de Situação foi montada dentro do ministério desde 23/05 para acompanhar os casos de varíola dos macacos no Brasil e no mundo.

Fonte(s): Global Health Imagens: Reprodução / Berkay Ataseven / Shutterstock

Jornal Ciência