Rússia confirma primeiro caso de infecção humana pela gripe aviária AH5N8 à OMS

7 trabalhadores de avicultura foram infectados quando houve surto em dezembro. Agora, uma nova contaminação.

de Redação Jornal Ciência 0

A Rússia acaba de informar que registrou o primeiro caso de uma cepa do vírus da gripe aviária, chamado AH5N8, transmitido para humanos a partir de aves.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

A ocorrência já foi relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS) por Anna Popova, chefe do Serviço Federal de Vigilância da Proteção dos Direitos do Consumidor e Bem-Estar Humano.

Em entrevista à TV estatal Rossiya 24, Anna disse que a OMS já sabe do ocorrido “há vários dias, quando tivemos absoluta certeza de nossos resultados”.

Até o momento, não há sinais de que o paciente identificado possa ter contaminado outras pessoas e, ao que tudo indica, contraiu a nova cepa AH5N8 diretamente pelo contato com aves, de acordo com Popova.

A descoberta

Sete trabalhadores de uma avicultura no sul da Rússia foram infectados com a cepa AH5N8 quando houve um surto na fábrica em dezembro. Segundo o governo, felizmente, todos eles estão bem agora. “Esta situação não se desenvolveu mais”, disse Popova.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não se pronunciou sobre as novas informações e sobre o fato de ter tido conhecimento sobre a contaminação há alguns dias. 

Fonte(s): Inquirer Imagens: Reprodução / Indian Express

Jornal Ciência

no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Obs: É necessário salvar nosso número e enviar “olá” para validar o cadastro. São milhares de leitores. Aproveite. É grátis!

Jornal Ciência