Um casal na China ficou devastado ao descobrir que o hospital não tinha conseguido guardar a placenta. Ela teria sido roubada por uma funcionária da limpeza.

Os pais até pediram à funcionária para devolvê-la, mas ficaram ainda mais chocados ao descobrirem que ela já tinha comido a placenta. No entanto, um porta-voz do hospital negou que o casal tenha pedido para manter a placenta, por isso tratou-a como um lixo médico, segundo o jornal chinês HuanqiuLu Yanggang, o marido, disse que queria enterrar a placenta em sua cidade natal, seguindo a cultura de sua aldeia. O casal reside na cidade chinesa de Anhui.

sopa-de-placenta_01

A esposa de Lu entrou em trabalho de parto e deu à luz um menino no Wuxing Subdistrict Community Health Service Centre em Changzhou na tarde de 24 de março. Eles foram instruídos a voltar para pegarem placenta mais tarde, uma vez que ela teria de ser enviada para inspeção.Os novos pais visitaram o hospital dois dias depois e ficaram chocados, pois a placenta tinha sido roubada.

O médico disse que pegamos e obviamente não fizemos. Então perguntamos a quem eles deram e o médico respondeu dizendo que uma funcionária da limpeza a roubou”, disse Lu aos repórteres. Então a mãe de Lu disse: “Eu encontrei a funcionária da limpeza e perguntei sobre a placenta. Ela admitiu que já havia feito sopa com ela e comido”. A família ficou furiosa e gritou com os membros do pessoal do hospital.

sopa-de-placenta_03

Dr. Li Wenwu, chefe adjunto do centro de serviço explicou que os novos pais podem somente retirar as placentas se forem removidas todas as doenças patológicas. Sr.ª Lu deu à luz na tarde de sexta-feira e, normalmente, mantemos a placenta ao aguardar os resultados dos exames de sangue. Mas seus resultados vieram cedo no sábado e nós verificamos que ela não pediu para levá-la, então tratamos a placenta como lixo médico“, disse Li. Ele também acrescentou durante o processo, que uma funcionária da limpeza tirou a placenta da caixa.

O funcionário já havia sido encaminhado para a delegacia de polícia de Wuxing Street e ambas as partes concordaram em resolver a questão amistosamente. Dr. Li admitiu que este incidente revelou um defeito no sistema de armazenamento das placentas. Disse que havia uma falta da instrução entre a equipe de funcionários do hospital em termos de valores médicos.

Placentas humanas, ou “Ziheche” na medicina chinesa, são consideradas como portadoras de alto valor nutritivo e da cura para a ejaculação precoce. Existem algumas pessoas que acreditam que o alto teor de hormônios e proteínas também pode melhorar a pele. No entanto, médicos chineses aconselham as pessoas a não comprar ou consumir qualquer placenta que não tenha passado por verificações profissionais e de saneamento.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência