Orca branca extremamente rara é vista em ilha na Rússia

de Merelyn Cerqueira 0

As orcas, coloquialmente conhecidas como “baleias assassinas”, são conhecidas por suas características cores preta e branca. Contudo, entre elas há ainda as completamente brancas, que há muito haviam sido vistas nadando ao largo das Ilhas Kuril, na Rússia. Recentemente, uma delas – que foi propriamente apelidada de “Iceberg” – foi vista novamente na mesma região, nadando em companhia de pelo menos outras quatro mais jovens (comuns), segundo informações da IFLScience. Com 22 anos de idade, ela faz parte de um grupo extremamente pequeno de orcas brancas.

orca-branca_02

Apenas uma em cada 10.000 baleias assassinas nasce assim. Apesar das orcas comuns serem muito vistas nas regiões da Antártida, há pesquisadores que afirmam nunca terem visto uma branca no vasto oceano do local. Porém, elas foram observadas no Hemisfério Norte, algo que já não acontecia há um bom tempo.

Contudo, de acordo com um estudo publicado na revista Aquatic Mammals, o aparecimento delas pode não significar realmente uma boa notícia. Sejam elas verdadeiramente orcas albinas, ou estejam apenas sofrendo alterações na pigmentação, o fato é que essa mudança de cores pode estar ocorrendo em razão da redução da capacidade de absorção de calor de águas frias. Além disso, eles afetam a camuflagem dos animais, aumentam a sensibilidade à luz solar e até prejudicam as habilidades comunicativas visuais com outras orcas. 

Pior que isso, é o fato de que elas possam ser consanguíneas (de mesmo sangue). Segundo o especialista em cetáceos, Erich Hoyt, membro da Far East Russia Orca Project (FEROP) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o fato de ter cinco – ou até oito – delas em uma área, é uma indicação de que talvez existam problemas de consanguinidade ali.

Embora ainda não esteja claro como a endogamia estaria mantendo a coloração branca, os especialistas apontaram que a ação humana pode ser a responsável. “Quando algumas fêmeas são capturadas para aquários ou outros motivos, você pode colocar toda uma unidade de criação em perigo”, disse Hoyt. Uma possível causa para a tonalidade branca é a chamada Síndrome de Chediak-Higashi, uma doença genética que provoca albinismo, juntamente como uma maior vulnerabilidade a infecções respiratórias e distúrbios do sistema nervoso.

É possível que Iceberg possua esse problema, algo que poderá ser passado através da consanguinidade. No entanto, o fato de que ele já possui 22 anos é um sinal de que os exemplares podem sobreviver até a maturidade. Ele tinha pelo menos 15 ou 17 anos de idade quando o vimos em 2010. Agora tem pelo menos 22”, destacou Hoyt acrescentando que isso era algo significativo.

As orcas são cetáceas com dentes pertencentes à família dos golfinhos. São predadores que podem ser encontrados em mares de todo o mundo, desde a Antártica até o Ártico. Contudo, a perda de habitat, poluição oceânica e prática de pesca, todas resultantes da ação humana, tem reduzido o número delas. 

Atualmente, estima-se que existam cerca de 50.000 vivendo em estado selvagem (onde podem viver cerca de 60 anos), e 56 em cativeiro (onde podem viver cerca de 12 anos). São consideradas criaturas inteligentes e vitais para o ecossistema marinho.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência