Vídeo: pela primeira vez, orcas são flagradas em “beijo de língua” demonstrando afeto após briga

de Otto Valverde 0

Um vídeo divulgado recentemente mostra como as orcas – um tipo de golfinho – demonstram traços complexos sociais assim como nós, humanos. O estudo mostra duas orcas do Loro Parque Zoo, na cidade de Tenerife, Espanha, em um comportamento que nunca foi observado anteriormente pelos especialistas.

Os cientistas chamam a atenção para o fato de que o toque de língua e pequenas mordidinhas, ocorreram após as duas orcas brigarem, demonstrando assim um comportamento afetivo de reconciliação. Um grupo de pesquisadores comentou na revista científica Zoo Biology:

“Documentamos um padrão de mordedura delicada de língua, em que o animal toca a língua do outro com os dentes, mas não o morde”.

O comportamento faz parte de uma série de interações sociais observadas pelos pesquisadores em mais de 100 horas de gravações. Além de ser um fato documental sem precedentes e jamais registrado, a descoberta ajuda a entender os importantes conflitos que podem ocorrer nas espécies de golfinhos e baleias quando estão em sociedade.

As brigas entre orcas podem ocorrer, assim como em qualquer espécie de grandes animais. Em geral, observa-se lutas, empurrões, mordidas e movimentos bruscos e agressivos.

“Observamos que quando ocorre algum comportamento agressivo como perseguições, empurrões e golpes com a cauda, imediatamente após ocorre outro comportamento afetuoso ou amigável que busca a paz”, comentou Javier Almunia, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Após uma briga, uma das formas mais comuns que as orcas utilizam para fazer as pazes é nadar de forma sincronizada.

Ao contrário dos seres humanos que podem levar dias, semanas, meses ou anos para tentar fazer as pazes com um ente querido ou amigo, as orcas levam em média 3 minutos para se arrependerem e buscarem resolver o conflito. Veja o vídeo:

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência