Imagens feitas por drone revelam grupo de baleias perseguindo e matando um tubarão

de Merelyn Cerqueira 0

O fato aconteceu nas águas ao largo da costa de Cronulla, sul de Sydney. Um drone registrou imagens aéreas raras e impressionantes de um grupo de quatro Pseudorcacrassidens, ou falsas-orcas, perseguindo e matando um tubarão.

 

A filmagem, feita pelo amador Bruno Kataoka, pode oferecer aos pesquisadores informações valiosas sobre esse tipo de comportamento. Essas baleias podem crescer até 3 e 5 metros de comprimento. São o terceiro maior membro da família dos golfinhos oceânicos e se parecem muito com orcas, exceto que possuem o corpo preto e cinza, ao invés de preto e branco.

 

Assim como as orcas, elas também gostam de atacar e matar outros cetáceos. Contudo, as imagens registradas sugerem que elas também gostam de comer tubarões de vez em quando.No final do vídeo, uma das quatro baleias arrebata o tubarão em sua boca, como um brinquedo, e depois o arrasta para as profundezas do mar.

 

Kataoka contou, em entrevista à 7 News Sydney, que a cena foi uma surpresa e ao mesmo tempo um momento emocionante. Ele estava pilotando seu drone à saída da praia de Cronulla quando conseguiu registrar a perseguição. “Os jornalistas da National Geographic têm esperado meses para conseguir tal coisa e acabou acontecendo de eu estar lá no momento certo, na hora certa”, disse.

 

A espécie do tubarão não pode ser identificada a partir do vídeo. Além disso, é impossível confirmar oficialmente que se tratamde falsas-orcas sem obter imagens mais claras ou amostras de DNA. Segundo a bióloga marinha Georgina Wood, o tamanho e coloração são pistas da provável identificação da espécie.

 

Ainda sabemos muito pouco sobre o estilo de vida das falsas-orcas. Esse tipo de filmagem é muito difícil de conseguir”, disse Wood, explicando que nesta época do ano, jubartes são mais propensas a serem vistas fora da costa de Sydney.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência